O Herbarium Laboratório Botânico, de Colombo, no Paraná, maior do país no segmento de fitoterápicos, está entrando no ramo de medicamentos pediátricos. Após dois anos de pesquisas e investimentos de aproximadamente R$ 2,1 milhões, a empresa lança este mês em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte dois produtos, um voltado ao combate de anemia e outro para uso contra infecções de garganta e ouvido.
Criado há 24 anos, o Herbarium Laboratório já produzia suplemento vitamínico para crianças, extrato de maracujá e xarope de guaco, itens que podem ser usados pelo público infantil, mas ainda não contava com equipe comercial voltada especificamente para esta área. Agora, além de clínicos gerais e ginecologistas, pediatras também passarão a receber a visita de representantes da empresa, para mostrar os produtos e suas funções.
A gerente de marketing do laboratório, Celia Regina von Linsingen, explicou que os dois fitomedicamentos foram resultado de duas teses de mestrado. Uma delas desenvolvida por uma empregada da empresa e, outra, por uma pesquisadora do Rio Grande do Sul. Celia não revela as metas do Herbarium para o segmento, no qual terá multinacionais como as principais concorrentes. "É a maior aposta do ano. Estamos animados", diz. Em 2008 o laboratório teve faturamento de R$ 64 milhões.
O laboratório enfrentou momentos difíceis no início da década. Depois de quatro anos de resultados negativos, o Herbarium voltou a operar no azul em 2006. Nesse período, a empresa foi obrigada a adaptar-se a normas da Anvisa
Veículo: Valor Econômico