Setor começa a sentir efeitos da crise

Leia em 1min 30s

Até agora imune à crise financeira internacional, o setor supermercadista pode estar começando a sentir seus efeitos. Ainda não existem dados oficiais sobre as vendas relativas a abril mas, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), informações do mercado dão conta de que o faturamento deste mês foi afetado, mesmo com as vendas da Páscoa. "O principal impacto vem do segmento de alimentos", afirma o presidente da entidade, Sussumu Honda. Apesar disso, o executivo mantém a estimativa de crescimento de 2,5% das vendas para este ano. "A expectativa é de um a retomada das economias mundiais no último quadrimestre".

 

Depois de ter iniciado o ano com um crescimento de 6,54%, as vendas do setor supermercadista subiram 4,16%, em fevereiro e encerraram março com uma queda de 4,22%. No acumulado do ano, as vendas ainda se mantém positivas, com alta de 2,12%. "O consumo das famílias está perdendo o ritmo que vinha tendo no ano passado", diz Honda.

 

Em março, os faturamento caiu 4,22% em comparação com o mesmo mês do ano passado. A queda é atribuída a um efeito de calendário, já que a Páscoa caiu no mês de março em 2008, período em que os supermercados registraram um crescimento de 13,84% nas vendas.

 

Mais cauteloso o consumidor está mudando de categoria de produtos e também comprando mesmos. No primeiro bimestre deste ano, o setor registrou uma queda de cerca de 1% no volume de vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Supermercados pequenos (de até quatro caixas) e grandes (com mais de 50 caixas) são os que mais sofrem quedas de acordo com a empresa de pesquisas Nielsen, que acompanha o setor.

 

Em relação a fevereiro, as vendas do setor supermercadista registaram uma alta de 6,45%.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Zaragoza, do interior de SP, vai investir R$ 25 milhões

O grupo comercial Zaragoza, que atua na região do Vale do Paraíba e Alto do Tietê com as bandeiras V...

Veja mais
Novos clientes gastam 40% mais no Wal-Mart

O Wal-Mart está conseguindo atrair novos e mais abastados consumidores nos Estados Unidos, aumentando o valor de ...

Veja mais
Empresas reconhecem culpa ao fixar preços

Um executivo da fabricante de peças eletrônicas sul-coreana LG Display entrou em acordo de declaraç&...

Veja mais
Supermercados investirão quase R$ 4 bi em 2009

Os supermercados do Brasil vão investir R$ 3,877 bilhões neste ano. O dado faz parte de uma pesquisa da As...

Veja mais
Rede regional foge da canibalização e cresce

Os indicativos positivos do setor supermercadista, que acumulou alta de 10,5% no ano passado, ante 2007, com faturamento...

Veja mais
Reflexões sobre o arroz

A Urbano, beneficiadora de arroz de Jaraguá do Sul (SC), quer aumentar o mix de produtos derivados do grão...

Veja mais
Aumento das dispensas pelo varejo no mês passado surpreende Dieese

O comércio foi o setor que mais demitiu em março na região metropolitana de São Paulo, fecha...

Veja mais
Fraude no leite

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior investigará denúncia d...

Veja mais
Banco Carrefour tem início de ano "surpreendente"

O Banco Carrefour apresentou no primeiro trimestre um desempenho de concessão de crédito "surpreendente", ...

Veja mais