Zaragoza, do interior de SP, vai investir R$ 25 milhões

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O grupo comercial Zaragoza, que atua na região do Vale do Paraíba e Alto do Tietê com as bandeiras Villarreal Supermercados e Spani Atacadista, vai investir R$ 25 milhões este ano na inauguração de mais duas lojas, uma no setor varejista e outra no ramo atacadista. O investimento, segundo o diretor comercial Flávio Almeida, também inclui a implantação de um centro de distribuição, que provavelmente ficará localizado em São José dos Campos.

 

As novas lojas serão instaladas em Taubaté e em Atibaia. Com a expansão, o grupo passa a contar com dez unidades no Vale do Paraíba, Alto Tietê e região Bragantina. Cerca de 650 empregos serão gerados com as novas unidades do grupo nessas regiões. Já o novo centro de distribuição vai centralizar toda a operação da divisão de vendas externas (Spani Express), televendas entrega, da mercearia das lojas Villarreal e parte do volume das Lojas Spani.

 

O executivo explica que contratou a empresa ABGroup, especializada em projetos logísticos, para prestar consultoria ao grupo na implantação do novo centro de distribuição. A previsão da rede é de que os novos empreendimentos estarão em funcionamento ainda no segundo semestre deste ano.

 

Os planos de crescimento da rede Zaragoza não param por aí. "A nossa meta é abrir de duas a três lojas por ano nas principais cidades do Vale do Paraíba", disse Almeida. O grupo também possui um terreno em Caraguatatuba, no litoral norte do Estado, onde em breve pretende abrir uma unidade da Spani Atacadista. O foco da expansão da rede Zaragoza, de acordo com o executivo, estará direcionado sempre para o Vale do Paraíba, Litoral Norte e região Bragantina.

 

O diretor afirma que apesar da crise financeira, que atingiu principalmente São José dos Campos, por conta das demissões da Embraer, os negócios da empresa continuam crescendo bastante. "Devemos fechar o primeiro semestre com um crescimento superior a 20%, acima da meta estabelecida para o período", diz. Em 2008 o grupo registrou um faturamento de R$ 348 milhões e para este ano a previsão é de fechar com uma receita de R$ 411 milhões, mas esse valor não inclui as novas lojas que estão sendo abertas.

 

O público alvo da empresa são as classes A e B e nesse segmento, segundo Almeida, a crise não afetou as vendas. Com uma população de 559.710 habitantes, o consumo anual per capita em São José dos Campos é de US$ 2,839.

 

O potencial do município também é mostrado em levantamento recente feito pelo Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio. A cidade aparece como segunda maior exportadora do país, superada apenas pela capital paulista. No primeiro trimestre deste ano, a cidade exportou o equivalente a US$ 1,17 bilhão.

 

Em 2007, São José dos Campos foi considerada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a 14ª cidade do país que mais gerou empregos e o sétimo maior PIB do Estado de São Paulo. No Brasil aparece como 16º maior PIB, cerca de R$ 17,6 milhões, segundo dados de 2005, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

O grupo Zaragoza iniciou seu projeto de expansão e modernização em 2008, com um investimento de R$ 20 milhões. Os recursos, de acordo com o diretor Flávio Almeida, foram aplicados na reforma e ampliação de duas lojas varejistas de São José dos Campos e na abertura de outra unidade em Jacareí.

 

Uma das lojas de São José dos Campos, que foi totalmente reformada, fica instalada dentro do CTA (Comando-geral de Tecnologia Aeroespacial), base militar da Aeronáutica que abriga uma espécie de "cidade paralela" em São José.

 

"Um dos nossos principais diferenciais em relação aos grandes concorrentes presentes na região é a proximidade e a rapidez de atendimento ao cliente, que recebe o produto num prazo de 24 horas." O grupo Zaragoza é o único no segmento de atacado presente na região. "Desenvolvemos boas parcerias com os nossos fornecedores e conseguimos transmitir aos clientes que temos capacidade de distribuir grandes marcas e oferecer um bom serviço de atendimento."

 

Criado em 2003, o grupo Zaragoza possui hoje duas unidades Villarreal em São José dos Campos, uma em Cruzeiro e outra em Jacareí, inaugurada em dezembro do ano passado. O grupo também atua com uma loja Spani Atacadista em Guaratinguetá, uma em Mogi das Cruzes e outra em São José dos Campos, onde está hoje a sede administrativa da empresa. As lojas de varejo contam com um mix de 14 mil produtos e as da bandeira Spani trabalham com aproximadamente 10 mil itens.
 


Veículo: Valor Econômico


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