O crescimento lento da economia do País e a alta taxa de desocupação têm gerado oportunidades de negócios para os cartões private label de supermercados em Minas Gerais. Nos quatro primeiros meses deste ano, a administradora DMCard apresentou um crescimento de 6,5% nos gastos com esses cartões no estado. O resultado chama atenção, principalmente, se comparado ao valor movimentado pelo varejo mineiro, que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou aumento de apenas 2,8% no consumo geral no período de janeiro a abril.
O diretor financeiro da DMCard, Carlos Tamaki, atribui o aumento das vendas ao comportamento da rede bancária durante o período de recessão. Normalmente, os principais ofertantes de crédito em qualquer uma das modalidades, os grandes bancos costumam se retrair e dificultar o acesso ao crédito para os consumidores, principalmente das classes mais baixas.
"Neste contexto econômico surgem oportunidades para esse mercado. Já estamos acostumados a trabalhar com um público que não tem acesso facilitado aos bancos, com renda informal e nestes momentos conseguimos alcançar esse consumidor. Associamos o crescimento no início do ano ao avanço tímido da economia brasileira e ao receio dos bancos de oferecer condições de crédito", afirmou.
Segundo Tamaki, a funcionalidade e a destinação específicas do cartão, idealizado para que o consumidor utilize dentro de uma rede específica de supermercados, permite conhecer o perfil do cliente, além de possibilitar a fidelização do consumidor no estabelecimento e, com isso, proporciona mais segurança da administradora para conceder o crédito sem necessidade de comprovação de renda formal para aprovação.
Aumento de vendas - Além disso, as tarifas mais altas cobradas pelos bancos têm estimulado a busca e o interesse pelo cartão de loja não só por parte do consumidor, mas também pelos varejistas, que adotam a facilidade com o objetivo de aumentar as vendas e conquistar seus clientes. Para o diretor financeiro da DMCard, o apoio do lojista é fundamental.
"A parceria ajuda a conquistar mais clientes, aumentar o volume de vendas nas lojas e conceder linhas de crédito para o consumidor final. O lojista que tem um cartão como o nosso entende que ele auxilia a alavancar as vendas e contamos com o suporte deles para oferecer novos cartões e fornecer ofertas melhores para os clientes que já possuem o cartão", explicou Tamaki.
Com atuação no mercado há mais de 15 anos, a DMCard nasceu de uma pequena operação de cartões de fidelidade de uma rede varejista em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Atualmente, possui uma estrutura integrada de administração e processamento de operações e já emitiu quase 2 milhões de cartões emitidos para mais de 170 redes e mais de 2 mil lojas. Em Minas, alguns dos supermercados que emitem cartão de loja pela DMCard são Hiper Tetra, Supervale e Maxsul.
Fonte: Diário do Comércio de Minas