O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial apresentou queda de 18,4% na comparação com o mês anterior no dado dessazonalizado. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior o indicador apresentou queda de 11,5%. O índice original cresceu 8,5% no acumulado de janeiro a junho de 2018 comparado com o mesmo período do ano passado.
"Após cinco meses de crescimento contínuo do Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, o indicador apresentou em junho sinais de redução no ritmo de crescimento, movimento já esperado que mostra cautela do empresariado. Entretanto, esse resultado não anula o crescimento obtido no primeiro semestre do ano, que aponta uma maior confiança da indústria nacional em relação ao lançamento de novos produtos", explica Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.
Entenda o Índice GS1
Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de novos produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.
• ORIGINAL - dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
• DESSAZONALIZADO - série livre de efeito sazonal; exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).
Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.
Fonte: GS1 Brasil/ com o apoio da 4E Consultoria