A Hering, de Blumenau (SC), prevê investir R$ 32 milhões este ano em aumento de até 20% da capacidade produtiva para fazer frente ao expressivo crescimento de vendas registrado até agora. O valor é um pouco menor do que o aplicado em 2008, que foi de R$ 35,8 milhões. O recém empossado presidente da companhia, Fábio Hering, disse ontem, em teleconferência para analistas e investidores, que os resultados dos três primeiros meses do ano superaram as expectativas. No primeiro trimestre, em plena crise financeira global, a empresa registrou receita líquida de R$ 137,25 milhões, 32,7% maior do que no mesmo período de 2008. As vendas da marca Hering cresceram 48,3% e a receita bruta das lojas Hering Store 40,5% e em lojas comparáveis (same-store sales) a expansão foi de 19%. O faturamento com a marca PUC cresceu 29,9% e com a dzarm. 4,3%. Fábio Hering aposta na manutenção destes índices de crescimento ao longo do ano.
A forte demanda impulsionou o investimento no parque fabril da companhia. No primeiro trimestre, os investimentos somaram R$ 6,5 milhões e foram 29,3% superiores aos do mesmo período de 2008. Desse montante, R$ 3,2 milhões foram destinados à área industrial e R$ 2,3 milhões à aquisição de pontos de venda e reforma de lojas. Em março, a empresa concluiu o projeto de expansão da capacidade instalada em Parnamirim (RN). No município, a Hering construiu mais de 6 mil metros quadrados de área e reservou 4 mil m2 para futuras ampliações. A meta da unidade é alcançar a produção mensal de 250 mil peças ainda neste ano e nos próximos dois anos chegar a 400 mil peças/mês.
Além da expansão fabril, a empresa pretende abrir 57 novas lojas Hering Store, chegando as 325 até o final do ano, e oito novas lojas PUC, totalizando 423 das marcas em 2009, entre próprias e franqueadas, no Brasil e no exterior. Fábio Hering declarou que será dada continuidade ao processo de adaptação das lojas da rede PUC ao novo projeto arquitetônico iniciado em 2008 e que o plano de reposicionamento da marca dzarm. está previsto para ter início no primeiro semestre de 2009.
"O objetivo é aumentar do reconhecimento e percepção da marca pelos consumidores", disse.
O lucro líquido no primeiro trimestre totalizou R$ 32,3 milhões e cresceu 590,2% comparado ao mesmo período do ano passado, que foi de R$ 4,7 milhões. O aumento no lucro líquido é resultado do desempenho operacional somado ao ganho financeiro. O resultado financeiro líquido somou R$ 20,9 milhões em receita nos três primeiros meses do ano ante a despesa financeira de R$ 1,2 milhão no primeiro trimestre de 2008. Este resultado é explicado pela reversão, no primeiro trimestre de 2009, de parte da despesa provisionada no final do ano de 2008, referente ao valor justo dos derivativos.
A geração operacional de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 20,8 milhões no primeiro trimestre de 2009, 41,2% superior ao registrado em igual período do ano passado, que foi de R$ 14,8 milhões. A margem Ebitda registrada no período foi de 15,2%, 0,9 ponto percentual superior à registrada no 1T08, que foi de 14,3%. Este crescimento é explicado principalmente pelo aumento das receitas no mercado interno combinado com a diluição das despesas operacionais.
A dívida total da companhia em 31 de março de 2009 era de R$ 116,2 milhões. Deste montante, 45% estão alocados no longo prazo. De acordo com o diretor de Finanças da Hering, Frederico de Aguiar Oldani, as condições de dívida e aplicações financeiras são adequadas para suportar as futuras necessidades de capital provenientes de investimento, capital de giro e amortização de dívidas.
Novo comando
Formado em administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Fabio Hering, que ocupava o cargo de vice-presidente e diretor de relações com investidores, já era o principal executivo da Hering. No último dia 28 de abril foi eleito presidente da companhia substituindo seu pai, Ivo Hering, que passou a presidir o Conselho de Administração. Fábio é membro da diretoria desde 02 de maio de 1986. Possui especializações em marketing, finanças, economia e estratégia. Há 23 anos trabalha na empresa e atuou também como trainee, diretor de divisão fashion e diretor de operações.
A composição acionária da empresa está pulverizada em diversos acionistas que respondem por 75,25% das ações ordinárias. A Impasa S.A possui 10,32% e Ivo Hering outros 7,25%.
Veículo: Gazeta Mercantil