Em outubro o produtor de ovos paulistano sofreu queda mensal de 15,5% na comercialização do seu produto. Em doze meses, o índice de perda alcançou 30%.
Na outra ponta, ou seja, no varejo paulistano, também houve perdas na comparação mensal e anual. Porém, em índices ínfimos na comparação com os verificados na granja: em relação ao mês anterior, de 2,8%, e, em relação a outubro de 2017, de 1,9%.
Assim, além da piora no poder de compra do produtor em relação à sua principal matéria-prima, também houve grande diferença na relação do produto na granja em relação ao varejo: em setembro era de 30,3% e caiu para 26,4% em outubro.
A perda de participação do produtor foi ainda mais intensa na comparação com outubro do ano passado: lá, o preço da dúzia de ovos na granja equivaleu a cerca de 36,9% do alcançado no varejo, equivalendo a perda anual de 10,5 pontos percentuais.
Por ora, os preços médios alcançados por ambos os produtos em novembro indicam melhora na relação para um índice próximo dos 30%.
Fonte: AviSite