O comércio estima aumento de 2% nas vendas para a Páscoa deste ano, impulsionado pela compra de chocolates e presentes. É o que mostra a pesquisa do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), que ouviu 500 lojistas da cidade do Rio de Janeiro para conhecer a expectativa dos empresários e como eles se prepararam para a data.
A pesquisa buscou informações sobre estoque, produtos, promoções e perspectivas de vendas, e contou com a participação de empresários dos setores de brinquedo; vestuário (adulto e infantil); calçados e bolsas; papelaria, perfumaria e cosméticos; joias e bijuteria; eletrodomésticos, utensílios para o lar e telefones celulares.
Para 65% dos lojistas ouvidos o preço médio dos presentes por pessoa deve ficar em torno de R$ 100; para 25% até R$ 200; para 8% até R$ 260 e para 2% acima de R$ 270 e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito, cheque pré-datado e dinheiro como forma de pagamento.
Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRIO, limitada até a alguns anos à troca de ovos de chocolate, o comércio está apostando na Páscoa oferecendo outros produtos como bichos de pelúcia, brinquedos, jogos eletrônicos, cartões criativos e kits montados nas papelarias, roupas (infantis e de adultos), jóias e bijuterias entre outros artigos.
De acordo com a pesquisa os lojistas estão preparados para atender o consumidor que não quer apenas dar de presente ovos de chocolate: 68% acreditam em aumento de 2% nas vendas; 24% em crescimento de 4% e para 8% as vendas serão iguais ao do ano passado que foi de menos 0,5%.
A pesquisa mostra também que apenas 23% dos lojistas contrataram temporários para as funções de vendedor, caixa, promotor de vendas, demonstrador e repositor. Desses 15% disseram que pretendem contratar após o período de Páscoa, mas que isso depende do comportamento das vendas diante da crise que o comércio atravessa, principalmente no Rio de Janeiro.
Fonte: G1