Centenária Todeschini Alimentos revigora portfólio e expande atuação

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Em 2006, a Todeschini Alimentos, uma das mais antigas fábricas de massas do País e a primeira do Sul, completou 120 anos e praticamente teve de fechar suas portas por problemas de gestão e devido a uma grave crise financeira que vinha se prolongando desde o ano 2000, dificuldades incontornáveis para a quarta geração da família que administrava o negócio.

 

Liderados por Frederico Busato Junior, empresário paranaense dono da Imcopa, uma das maiores processadoras de soja do Brasil, que ouviu no rádio a notícia do fechamento da empresa, um grupo de cinco investidores resolveu fazer uma proposta à família: assumir a marca por meio de um contrato de industrialização pelo qual a Todeschini continuaria fabricando seus produtos para uma nova empresa, a AC Comercial, que administraria a marca e faria a comercialização.

 

"Esta saída resolveu dois dos principais problemas porque, como era uma empresa nova, a AC Comercial, criada em janeiro de 2008, não se vincularia ao passivo da Todeschini e, por outro lado, manteria a empresa funcionando, fornecendo também toda a matéria-prima da fábrica de massas, biscoitos e balas", diz Alberto Gura, diretor comercial da empresa, trazido da Parmalat para conduzir o novo formato do negócio.

 

O contrato foi assinado prevendo a opção de compra da empresa depois de oito anos, tempo necessário para que todos os problemas da empresa familiar fossem solucionados. "O que foi percebido na época, por pesquisas, é que a marca era e continuava muito forte e o consumidor não tinha conhecimento do que estava ocorrendo na empresa. Estava é reclamando e sentido falta dos produtos nas prateleiras dos supermercados", relata Gura.

 

Diversificação

 

Passados pouco mais de dois anos da assinatura do contrato, a Todeschini é uma marca revigorada por novos lançamentos, está entrando em áreas que exigem muita tecnologia como um macarrão inédito no mercado do tipo prato pronto: o espaguete Easy Life que cozinha em oito minutos no próprio molho, que vem desidratado. Lançado na APAS 2009 - feira do setor varejista, o produto teve investimentos de R$ 500 mil em pesquisas.

 

"Desde que assumimos a marca incorporamos cerca de 100 novos produtos na empresa e, no final de 2008, resolvemos cruzar os muros regionais, entrando nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais", afirma o diretor-comercial. "Atualmente já superamos o faturamento da Todeschini em seus melhores momentos e vamos crescer 15% neste ano", acrescenta ele. Quando a empresa estava prestes a fechar, faturava R$ 40 milhões anuais, com uma produção mensal de 1,8 mil toneladas de massas e 900 toneladas de biscoitos e 500 empregados. Segundo ele, "atualmente 90% dos problemas da empresa estão resolvidos". A empresa, atualmente, tem 300 empregados e também superou a participação de mercado que registrava em 2000: 27% no Sul do país como um todo e 50% em Curitiba para massas; e 22% do mercado sulista e 31% do curitibano para biscoitos.

 

A idéia do contrato de industrialização deu tão certo, por sinal, que a AC Comercial resolveu estender a fórmula para outro empreendimento também familiar e local: a Tia Anastácia, empresa de temperos prontos pertencente a família Demeterco, de Curitiba. "Na Tia Anastácia há outra unidade industrial e os resultados ainda estão chegando, mas introduzimos perto de 40 novos produtos na linha de temperos", informa Alberto Gura.

 

A estratégia da nova Todeschini é a de entrar forte no ramo de produtos single, principalmente de olho nas classes A e B, com suas três marcas. Além da Todeschini e Tia Anastácia, a AC Comercial lançou a Leve Supreme, linha de produtos mais leves, como barras de cereais, sopas, massas e biscoitos integrais que foi reforçada com alimentos funcionais como massas nas variações integral, soja, com farinha de linhaça, soja e cálcio, integral sete grãos e integral com linhaça e soja. O carro-chefe desta entrada, no entanto, é a Easy Life que contará também com uma linha de sabores mais sofisticada. O prato pronto é bem diferente de produtos como o macarrão instantâneo, em que se adiciona o sabor após pronto.

 

A primeira fábrica de macarrão do Sul do Brasil

A história da Todeschini Alimentos no Brasil teve início em 1870, quando o marceneiro Giuseppe Todeschini, de Arcole, província de Verona, Itália, decidiu vir para a América do Sul, com os mesmos sonhos de milhares de imigrantes que deixaram seus países de origem decididos a fazer fortuna. Em Curitiba, trabalhou por sete anos como construtor de casas para imigrantes das colônias Muricy e Imbituva.

 

Em 1878, casou-se com Domenica Cemin e, seis anos depois, comprou uma chácara na Avenida Sete de Setembro, onde construiu uma casa, iniciando no local a atividade industrial da primeira fábrica de macarrão do Sul do Brasil, que começou com seis funcionários. O próprio Giuseppe idealizou as máquinas para a indústria e ia pessoalmente aos clientes, de casa em casa, oferecendo o macarrão, até então um alimento desconhecido da maioria da população da capital paranaense. Não raras vezes tinha de ensinar como preparar o produto, o que garantiu festivos almoços e lendárias amizades.

 

Giuseppe faleceu em 7 de agosto de 1922, com 71 anos, mas os oito filhos e três filhas já administravam totalmente os negócios, seguindo a mesma filosofia do pai e tornando a marca muito conhecida no Paraná e Santa Catarina.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


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