A instabilidade política e econômica que ainda se apresenta nos primeiros meses de 2019 continua impactando a performance das categorias de consumo massivo (FMCG) dentro do lar e ainda não apresenta sinais de recuperação. No último trimestre terminado em maio de 2019, houve uma redução de 9% na frequência de compra - valores indexados nos últimos três meses terminados em agosto de 2016 - aponta o levantamento Consumer Thermometer da Kantar, multinacional de painéis de consumo. O número representa a maior queda comparando a série histórica.
Neste período, entre as categorias que mais perderam participação no carrinho dos brasileiros, estão o chá pronto (-24%), cera para assoalho (-22,2%), bebida de soja (-14,3%), além de leite pasteurizado (-13%) e suco em pó (-11%).
Categorias que mais perderam frequência
| ||
1 | Chá Pronto | -24,0 |
2 | Cera para Assoalho | -22,2 |
3 | Bebida de Soja | -14,3 |
4 | Limpador Brilho | -14,3 |
5 | Polpa + Pure | -13,3 |
6 | Leite Pasteurizado | -13,0 |
7 | Sobremesa Pronta | -12,5 |
8 | Cloro | -11,8 |
9 | Suco em Pó | -11,1 |
10 | Limpa Vidros | -9,1 |
Em contrapartida, alguns produtos ganharam espaço e foram comprados mais vezes pelas famílias. Caso do petit suisse, que registrou aumento de 11% de frequência, seguido por produtos de barba (10%), limpador sanitário (9%) e molho para salada (8,3%).
Categorias que mais ganharam frequência
| ||
1 | Petit Suisse | 11,1 |
2 | Produtos Barba | 10,0 |
3 | Limpador Sanitário | 9,1 |
4 | Molho para Salada | 8,3 |
5 | Lanche Pronto | 7,7 |
6 | Catchup | 6,3 |
7 | Deo Colônia | 6,3 |
8 | Desinfetante | 5,6 |
9 | Hamburguer | 5,6 |
10 | Leite Fermentado | 4,8 |
"Apesar de cenário de retração, algumas tendências se consolidam no mercado nacional. São elas: a preferência pelas categorias práticas e de indulgência que continuam conquistando novos lares no Brasil e o crescimento do atacarejo como canal de compra", analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.
A categoria de mercearia doce, por exemplo, ganhou 2% em volume de unidades no ano acumulado. Neste período, sorvete, leite fermentado e azeite registraram aumento na presença nos carrinhos dos brasileiros. Analisando apenas os primeiros cinco meses de 2019, ganharam espaço também suco pronto e maionese.
Em relação aos canais de compra, o atacarejo continua avançando em participação de mercado e ganhou mais 2,5 pontos de penetração entre março e maio deste ano. Os supermercados de conveniência também se destacaram com melhora de 2,1 pontos de penetração no mesmo período.
No ano acumulado (últimos 12 meses terminados em maio), o recuo no volume de unidades foi sentido por todas as classes sociais e em todas as regiões do País. As classes AB registraram queda de 3,9% e apenas as classes DE tiveram leve crescimento com 0,7% de alta. Já. A região Sul é a que mais sofreu redução com perda de 4,4% em volume de unidades compradas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar