Frequência de compras cai ainda mais em 2019

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A instabilidade política e econômica que ainda se apresenta nos primeiros meses de 2019 continua impactando a performance das categorias de consumo massivo (FMCG) dentro do lar e ainda não apresenta sinais de recuperação. No último trimestre terminado em maio de 2019, houve uma redução de 9% na frequência de compra - valores indexados nos últimos três meses terminados em agosto de 2016 - aponta o levantamento Consumer Thermometer da Kantar, multinacional de painéis de consumo. O número representa a maior queda comparando a série histórica.

 

 

Neste período, entre as categorias que mais perderam participação no carrinho dos brasileiros, estão o chá pronto (-24%), cera para assoalho (-22,2%), bebida de soja (-14,3%), além de leite pasteurizado (-13%) e suco em pó (-11%). 

 

Categorias que mais perderam frequência

 

1

 Chá Pronto

-24,0

2

 Cera para Assoalho 

-22,2

3

 Bebida de Soja

-14,3

4

 Limpador Brilho 

-14,3

5

 Polpa + Pure 

-13,3

6

 Leite Pasteurizado 

-13,0

7

 Sobremesa Pronta 

-12,5

8

 Cloro 

-11,8

9

 Suco em Pó  

-11,1

10

 Limpa Vidros 

-9,1

 

Em contrapartida, alguns produtos ganharam espaço e foram comprados mais vezes pelas famílias. Caso do petit suisse, que registrou aumento de 11% de frequência, seguido por produtos de barba (10%), limpador sanitário (9%) e molho para salada (8,3%).

 

Categorias que mais ganharam frequência

 

1

 Petit Suisse 

11,1

2

 Produtos Barba 

10,0

3

 Limpador Sanitário 

9,1

4

 Molho para Salada 

8,3

5

 Lanche Pronto 

7,7

6

 Catchup 

6,3

7

 Deo Colônia 

6,3

8

 Desinfetante 

5,6

9

 Hamburguer 

5,6

10

 Leite Fermentado 

4,8

 

 

"Apesar de cenário de retração, algumas tendências se consolidam no mercado nacional. São elas: a preferência pelas categorias práticas e de indulgência que continuam conquistando novos lares no Brasil e o crescimento do atacarejo como canal de compra", analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.

 

A categoria de mercearia doce, por exemplo, ganhou 2% em volume de unidades no ano acumulado. Neste período, sorvete, leite fermentado e azeite registraram aumento na presença nos carrinhos dos brasileiros. Analisando apenas os primeiros cinco meses de 2019, ganharam espaço também suco pronto e maionese.

 

 

Em relação aos canais de compra, o atacarejo continua avançando em participação de mercado e ganhou mais 2,5 pontos de penetração entre março e maio deste ano. Os supermercados de conveniência também se destacaram com melhora de 2,1 pontos de penetração no mesmo período.

 

 

No ano acumulado (últimos 12 meses terminados em maio), o recuo no volume de unidades foi sentido por todas as classes sociais e em todas as regiões do País. As classes AB registraram queda de 3,9% e apenas as classes DE tiveram leve crescimento com 0,7% de alta. Já. A região Sul é a que mais sofreu redução com perda de 4,4% em volume de unidades compradas.  

 

 Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar

 


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