A quinta edição do estudo “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro” mostrou que mais de 120 varejistas do Brasil têm faturamento acima de R$ 1 milhão. Outras 39 contam com mais de 10 mil colaboradores e 17 têm mais de mil lojas em funcionamento.
Desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), o ranking mostra que as grandes empresas crescem num ritmo mais acelerado na comparação com aquelas que não estão entre as maiores. Para se ter ideia as 300 maiores varejistas do País faturaram R$ 684,03 bilhões no ano passado.
Considerando as 182 empresas que divulgaram seus faturamentos brutos em 2017 e 2018, o crescimento anual foi de 7,97%. Enquanto isso, o ritmo de crescimento do varejo como um todo foi de 2,2%, segundo o IBGE.
“Mesmo em um ambiente de crescimento econômico modesto, o varejo vem se expandindo, abrindo lojas, gerando empregos e aumentando sua produtividade”, afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC.
“O varejo superou a crise e as médias e grandes empresas vêm tendo desempenho consistentemente acima da média”, completa.
Supermercados no topo
O setor que mais se destaca no ranking é o de Supermercados. No Top 5 três são supermercadistas. Na lista das 300 maiores o setor tem 136 representantes. O segmento é seguido por Moda, Calçados e Artigos Esportivos, com 47 empresas. As duas maiores varejistas do país são redes de supermercados.
O segredo do setor de Supermercados é eficiência de sua operação. Das 50 empresas líderes em faturamento por loja, 49 são supermercadistas. As redes de micromercados Andorinha, Bergamini, Higa, Formosa e Zaffari lideram.
Segundo o documento da SBVC, 49% das empresas têm operação online. O setor de supermercados é uma exceção à regra e conta com apenas 19% de representação na internet. Das 136 empresas listadas, apenas 27 estão no online.
Seis das 10 empresas que mais aumentaram suas vendas atuam no setor de Supermercados, movidas especialmente pela expansão do formato de atacarejo, segundo o ranking.
Fonte: No Varejo