Quatro empresas brasileiras de produtos orgânicos participarão, com o Projeto Organics Brasil, desenvolvido em parceira pela Apex-Brasil e o Instituto de Promoção do Desenvolvimento, da Feira All Things Organics de 16 a 18 junho em Chicago (USA ). A ATO reunirá mais de 300 expositores e é um dos mais conceituados eventos do segmento.
Os expositores brasileiros associados ao Organics Brasil são exportadores do setor têxtil (Natural Fashion), de chá mate (Tribal Brasil), de produtos de limpeza com aloe vera (Cassiopéia), além da empresa Rush Direct, que já atua no mercado norte-americano com produtos e acessórios para animais de estimação e aderiu recentemente ao Projeto.
O Projeto Organics Brasil promove os produtos orgânicos brasileiros no mercado internacional, reunindo empresas e produtores em torno de uma marca única, atendendo aos mais exigentes padrões de adequação sócio-ambiental.
O projeto é resultado de uma ação conjunta da iniciativa privada (Instituto de Promoção do Desenvolvimento e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e da agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), compondo uma sólida base institucional criada para fortalecer o setor brasileiro de orgânicos e viabilizar sua expansão no mercado internacional.
Mercado - O mercado norte-americano cresce em média 17% ao ano. Nos Estados Unidos, os orgânicos movimentam anualmente em torno de US$ 21 bilhões. As importações representam entre 10% e 15% deste volume.
"Alguns analistas já admitem que, mantida a atual taxa de crescimento, este número dobre nos próximos cinco anos, podendo chegar a US$ 42 bilhões. O motivo é a crescente busca por produtos saudáveis,, aliada ao constante trabalho de sensibilização que mantém o consumidor informado sobre o que há melhor para sua saúde e bem-estar", explica o coordenador executivo do Projeto Organics Brasil, Ming Liu.
Na All Things Organics (ATO) de 2009, a expectativa do Projeto Organics Brasil é ampliar os contatos com os distribuidores e reforçar a marca Brasil dos 72 associados.
Veículo: Diário do Comércio - MG