O laboratório nacional de produtos dermatológicos Theraskin incrementou a área de pesquisa e desenvolvimento e fortaleceu a marca na tentativa de ganhar mercado. A empresa está investindo R$ 8 milhões em aumento de 30% na capacidade de produção, desenvolvimento de produtos e reposicionamento de marca, o que inclui o estabelecimento de uma identidade para a companhia, o que até agora não existia, com novas embalagens e publicidade voltada ao consumidor final.
Segundo a gerente de marketing da Teraskin, Samantha Mazzero, a empresa está investindo R$ 2,6 milhões no desenvolvimento de novos medicamentos. "Sempre foi filosofia da empresa pesquisar e desenvolver, mas nunca os investimentos foram em um nível tão elevado", diz. "Para 2009, já temos programados três lançamentos e outros 17 estão em pesquisa, alguns já em fase avançada." Atualmente, a Teraskin possui 28 produtos no portfólio, entre os quais o Hixizine, medicamento antialérgico, e o Theratar, indicado para dermatite e psoríase.
De acordo com a executiva, cerca de 65% do faturamento provém de medicamentos e o restante de dermocosméticos, produtos indicados tanto para prevenção de doenças dermatológicas como para o seu tratamento e que têm uma ação intermediária entre medicamentos e cosméticos. "Vamos buscar o equilíbrio no faturamento", diz Samantha.
No ano passado, a empresa faturou R$ 96,5 milhões, o que representa um crescimento de 36,5% na comparação com o apurado em 2007. A meta para este ano é alcançar os R$ 148 milhões, alta de 54%. "Nosso objetivo é buscar a quinta posição no mercado em que atuamos, de dermatologia e anti-histamínicos", diz. Atualmente a empresa ocupa a oitava colocação, informou. Entre as líderes da área estão a Stiefel, adquirida em abril pelo grupo britânico GlaxoSmithKline, a brasileira Mantecorp e a Galderma, empresa formada a partir de uma parceria entre a L’Oréal e a Nestlé
"Temos expertise no clima do Brasil e na pele dos brasileiros, que tende a ser mais pigmentada e mais oleosa", afirma. "Nós temos produtos com toque e absorção propícios para o País, enquanto as multinacionais tendem a desenvolver produtos que serão vendidos no mundo inteiro."
Além dos lançamentos, deve colaborar para o crescimento da empresa o investimento em uma campanha corporativa voltada ao consumidor final, algo novo para a empresa. "Nossa atuação sempre foi mais focada na área médica, nossas vendas se dão principalmente por meio da indicação dos médicos, mas o reconhecimento público da marca valoriza o receituário", afirma Samantha, ressaltando que a promoção dos produtos permanecerá principalmente entre os médicos e que a equipe de vendas está sendo ampliada e treinada para intensificar estas ações.
Na avaliação da Theraskin, a campanha publicitária também permitirá que os consumidores associem os produtos que usam por indicação médica com outros que a empresa possui, ou que devem lançar, que são livres de prescrição.
A Theraskin foi criada há 12 anos, pela Dr Rosa Maria Scavarelli e seu pai, Basílio Scavarelli. Na década de 1990 fundaram a Novaquímica, vendida posteriormente para o EMS.
Veículo: Gazeta Mercantil