A Condor, maior fabricante da América Latina na categoria escovas, prepara-se para lançar 35 itens entre escovas de dentes e de cabelos, vassouras, pincéis e produtos para higiene bucal neste ano, quando completa oitenta anos em julho próximo. De acordo com o diretor de marketing da companhia, Gilberto Bayerl, serão investidos R$ 8 milhões em recursos próprios no desenvolvimento desses produtos, além de novas tecnologias nos parques fabris.
A empresa pretende crescer 18% este ano, para faturamento de aproximadamente R$ 240 milhões. Em 2008, a companhia registrou vendas brutas de R$ 205 milhões. A produção, disse Bayerl, também deve crescer no mesmo patamar neste ano. Segundo o executivo, o crescimento será reflexo da entrada de novos produtos e da estratégia de aumentar a distribuição dos itens, com maior participação na área de venda. "Mas isso é estratégico e não posso abrir", disse.
corpo a corpo. Parte do plano de ação será "fazer o corpo a corpo" junto ao comerciante para melhorar a exposição dos produtos, que também terão um mix maior na área de vendas. Atualmente, os produtos da Condor estão em mais de 300 mil pontos de venda no Brasil.
A empresa tem cerca de 1,5 mil itens e lidera em categorias como pincéis artísticos, escovas para cavelos e vassouras. Nesta última, a Condor divide a liderança com a Betani, com cerca de 14% de participação.
Em escovas para dentes, a empresa é a quarta maior, com 10% de participação. Essa linha e a de vassouras são as principais para a Condor, representando de 60% a 70% do seu faturamento. A empresa tem quatro unidades fabris, sendo duas em São Bento do Sul, em Santa Catarina, e uma em Recife, em Pernambuco, que somam 53 mil metros quadrados de área construída.
A Condor, que emprega 1,4 mil pessoas, exporta 8% de seu faturamento para mais de 30 países.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ