Alimento consumido diariamente nas refeições da maior parte dos brasileiros, o feijão, leguminosa rica em proteínas e fibras, ganha uma nova versão de consumo no pacote de salgadinho. A farinha do feijão é o ingrediente principal do Legumitos, snack da Fit Food, linha de alimentos saudáveis da Latinex.
Segundo a pesquisa "Um olhar estratégico sobre o mercado de snacks no Brasil", divulgado pela auditoria e consultoria empresarial Delloite, o mercado de chips e salgadinhos no Brasil deve crescer 6,4% entre 2018 e 2023, o maior índice em comparação com outras subcategorias como biscoitos salgados e doces, pipocas e barrinhas de cereais.
Criado para atender a essa demanda, o Legumitos é fruto de uma consultoria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que analisa e testa o uso da farinha de feijão-caupi em snacks e outros alimentos desde 2013.
O salgadinho de farinha de feijão é um diferencial em relação a outras opções do mercado: uma porção de 25 gramas de Legumitos contém 20% de proteínas, equivalente a 5 gramas da necessidade diária de consumo. Além disso, a farinha de feijão é isenta de glúten e segura para intolerantes e consumidores que restringem o consumo desse derivado do trigo.
Legumitos também é fabricado por extrusão, no qual a farinha de feijão e seus outros dois ingredientes (óleo de girassol e aromas naturais) passam por um processo de pressão com alta e média temperatura, que resulta em uma consistência crocante e aerada dos tradicionais salgadinhos. É também um alimento baixo em gordura, oferecendo uma mudança inteligente para o consumidor, possibilitando manter o hábito de comer salgadinho escolhendo uma versão mais saudável.
As embalagens de 33 gramas do snack também atendem à tendência por pacotes, que oferecem controle calórico para os consumidores da categoria. Já os aromas naturais estão alinhados à redução de ingredientes de origem animal. Os sabores pizza e tomate são veganos; e o sabor queijo, vegetariano.
A matéria-prima abundante na agricultura brasileira permite com que o salgadinho seja acessível. O custo médio por embalagem no ponto de venda é de R$ 4,90.
"Nos últimos anos, o mercado de produtos saudáveis tem evoluído com velocidade e a passos largos no Brasil. Atualmente, estima-se que o mercado global desse segmento esteja em torno de R$ 24 bilhões. Legumitos é mais uma proposta da linha Fit Food de viabilizar o consumo de nutrientes diários no estilo de vida do atual consumidor, que busca por uma alimentação mais saudável em uma rotina que demanda praticidade", diz Eduardo Moraes, CEO da Latinex.
Fonte: Dino