Você já deve ter ouvido falar que o comportamento do consumidor moderno mudou. Com esse novo hábito de consumo vem uma série de novas exigências, das quais muitos empresários não estão ainda habituados. Nessa fase de transição, até mesmo as grandes empresas e ícones do mercado que sempre foram cases de sucesso no mundo físico, estão com muitas dificuldades para entenderem o que querem os novos consumidores.
Os novos consumidores são aqueles que nasceram, cresceram e criaram seus hábitos de consumo no mundo digital. Pesquisas apontam que cerca de 38% dos vendedores dizem que têm mais dificuldade com a prospecção no momento da venda.
E embora haja uma abundância de novas tecnologias e plataformas para ajudarem os vendedores a se conectarem e desenvolverem relações com os prospects, muitos consideram difícil incorporar as tecnologias à rotina. 19% dos vendedores dizem que têm dificuldade de incorporar as mídias sociais no processo de vendas e 13% dizem que usar as tecnologias em favor de vendas é complicado.
Com a velocidade da informação e dos novos desejos de compra do consumidor, a disputa pela atenção das pessoas está cada vez mais acirrada, porque há muito conteúdo nos impactando ao mesmo tempo e a compra se tornou algo muito simples de acontecer. O que antes demorava porque o consumidor buscava informação na loja física, fazia contato com o vendedor e, baseado nessa identificação, definia sua compra, hoje o consumidor tem acesso a tudo na palma da mão.
Para garantir a venda, os empresários precisam entender os interesses, os valores, o comportamento do seu cliente. É necessário habituar-se à jornada de compra dele para se conectar, gerar valor, benefícios, entregar muito para o consumidor e se, com tudo isso, ele enxergar uma conexão ou algum propósito na sua marca que esteja de acordo com o modo de vida que ele tem, aí sim ele irá se interessar e comprar de você.
Segundo o empresário e especialista em vendas, Eduardo Schuler, pesquisas apontam que cerca de 88% das marcas não conhecem a jornada de compra dos seus clientes. “O poder de decisão de compra sempre foi do cliente, mas a cada dia esse poder aumenta porque as opções vêm aumentando, e se você não entrega produto ou serviço com valor agregado, seu cliente irá encontrar outra marca”, ele explica.
Fonte: Exame