O consumo familiar foi o responsável pela retomada das vendas dos supermercados em abril deste ano, segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda. "Com o início da crise, as pessoas passaram a comer menos fora de casa, o que aumentou o consumo doméstico, principalmente na área de alimentação", diz.
Em abril, as vendas reais do setor tiveram alta de 16,93% ante o mesmo período do ano passado. Em relação ao mês anterior, a alta foi de 6,69%. No acumulado de janeiro a abril houve incremento de 5,7%. Em volume, as vendas tiveram leve alta de 0,7% no acumulado dos quatro primeiros meses do ano, ante o mesmo quadrimestre do ano passado, quando o incremento foi de 0,3%.
O executivo considera que os novos números trazem uma perspectiva positiva para o ano. "Vamos revisar em junho a expectativa de crescimento do faturamento do setor, estimada desde o início do ano em 2,5%", afirmou. O avanço foi puxado pelos segmentos de bebidas alcoólicas, com elevação de 5,9%, não alcoólicas, com 3,8% e alimentos perecíveis, com 2%. "O consumo de cerveja cresceu 7,7% no período e o de bebida energética disparou 74,8%", completou Honda. No mesmo sentido, o consumo de iogurte e sorvete avançou, respectivamente, 9,4% e 10%.
Honda destacou, entretanto, que apesar do aumento da demanda por produtos de alimentação do lar, o arroz apresentou a maior queda nas vendas (-11,3%). Os itens chocolate (-7,2%) e açúcar (-8,7) também tiveram queda. "Essas retrações estão atreladas ao avanço dos preços", justificou o economista. Segundo ele, o valor do arroz teve alta de 22,4% nos quatro primeiros meses do ano. O preço do chocolate avançou 1,6% e o do açúcar, 16%.
O Abrasmercado, indicador que mede a variação do preço de uma cesta de 35 produtos altamente consumidos em diferentes regiões brasileiras, teve alta de 0,4% em abril, na comparação com o mês anterior, alcançando R$ 258,78. Já em relação ao mesmo período do ano passado, a elevação foi de 8,6%.
Veículo: Gazeta Mercantil