Consumo do lar garante vendas dos varejistas

Leia em 1min 40s

O consumo familiar foi o responsável pela retomada das vendas dos supermercados em abril deste ano, segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda. "Com o início da crise, as pessoas passaram a comer menos fora de casa, o que aumentou o consumo doméstico, principalmente na área de alimentação", diz.

 

Em abril, as vendas reais do setor tiveram alta de 16,93% ante o mesmo período do ano passado. Em relação ao mês anterior, a alta foi de 6,69%. No acumulado de janeiro a abril houve incremento de 5,7%. Em volume, as vendas tiveram leve alta de 0,7% no acumulado dos quatro primeiros meses do ano, ante o mesmo quadrimestre do ano passado, quando o incremento foi de 0,3%.

 

O executivo considera que os novos números trazem uma perspectiva positiva para o ano. "Vamos revisar em junho a expectativa de crescimento do faturamento do setor, estimada desde o início do ano em 2,5%", afirmou. O avanço foi puxado pelos segmentos de bebidas alcoólicas, com elevação de 5,9%, não alcoólicas, com 3,8% e alimentos perecíveis, com 2%. "O consumo de cerveja cresceu 7,7% no período e o de bebida energética disparou 74,8%", completou Honda. No mesmo sentido, o consumo de iogurte e sorvete avançou, respectivamente, 9,4% e 10%.

 

Honda destacou, entretanto, que apesar do aumento da demanda por produtos de alimentação do lar, o arroz apresentou a maior queda nas vendas (-11,3%). Os itens chocolate (-7,2%) e açúcar (-8,7) também tiveram queda. "Essas retrações estão atreladas ao avanço dos preços", justificou o economista. Segundo ele, o valor do arroz teve alta de 22,4% nos quatro primeiros meses do ano. O preço do chocolate avançou 1,6% e o do açúcar, 16%.

 

O Abrasmercado, indicador que mede a variação do preço de uma cesta de 35 produtos altamente consumidos em diferentes regiões brasileiras, teve alta de 0,4% em abril, na comparação com o mês anterior, alcançando R$ 258,78. Já em relação ao mesmo período do ano passado, a elevação foi de 8,6%.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Novo CEO do Wal-Mart

A multinacional americana Wal-Mart divulgou ontem em seu site que Vicente Trius foi nomeado presidente e CEO para a Am&e...

Veja mais
Orgânicos ainda mais confiáveis

Novas regras detalharão mecanismos de controle como a certificação de produtos livres de agrot&oacu...

Veja mais
Evergreen volta a operar em Paranaguá

O crescimento dos negócios com a China e outros países do Oriente está fazendo com que o terminal p...

Veja mais
Moda do açaí nos Estados Unidos faz preço da fruta subir 6.000%

Os consumidores dos EUA estão transformando "um alimento típico dos pobres em um tipo de iguaria", segundo...

Veja mais
Produtor francês protesta contra preço baixo da maçã brasileira

Os produtores de frutas franceses denunciaram nesta quinta-feira uma oferta da rede de supermercados Leclerc, que vende ...

Veja mais
Volume maior das importações e dólar derrubam preços do trigo

O aumento das importações de trigo pelo Brasil em março interrompeu a trajetória de recupera...

Veja mais
Mercado de celulares se retrai mas é aposta de LG e Samsung

A perspectiva de estabilização no número de aparelhos celulares no País, neste ano, come&cce...

Veja mais
Preços

Os preços praticados pelas redes de supermercados do País no mês de abril registraram aumento de 8,6...

Veja mais
Aniversário

Para comemorar seus 34 anos de atuação no País, o Carrefour estreia hoje sua nova campanha. "Ser&at...

Veja mais