Orgânicos ainda mais confiáveis

Leia em 2min 40s

Novas regras detalharão mecanismos de controle como a certificação de produtos livres de agrotóxicos

 

Nada como a Semana dos Alimentos Orgânicos, que se encerra no domingo, para o governo federal anunciar regras que faltavam de regulamentação do setor. Deve ser publicada hoje no Diário Oficial da União a instrução normativa que detalha como serão os mecanismos de controle (certificação, por exemplo), para que o consumidor possa ter certeza de que está comprando um orgânico alimento mais saudável, cultivado sem uso de agrotóxicos.

 


– A agricultura orgânica está crescendo muito, e é preciso organizar o mercado contra pessoas mal-intencionadas – afirma o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias.

 

Os produtores têm até o final do ano para se ajustar as regras. Com isso, espera-se também traçar uma radiografia do setor. A estimativa, sem dados concretos, é de que o mercado brasileiro de orgânicos cresça ao redor de 30% ao ano.

 

No Rio Grande do Sul há cerca de 5 mil produtores orgânicos, informa a coordenadora da Comissão da Produção Orgânica no Estado, Angela Escosteguy. Entre eles, o agricultor Milton Kras Borges, 47 anos, que há três anos começou a migrar parte de sua produção de bananas e maracujás em Torres para a agricultura orgânica. Dá mais trabalho, com maior custo de mão-de-obra:
– Preciso fazer toda a limpeza da planta, o controle da erva daninha, manualmente.

 

O período mais difícil é durante o processo de desintoxicação do solo.
– O primeiro impacto é de que (a planta) vai morrer, porque vem em um ritmo de adubação que é interrompido. Mas o solo começa a se recompor devagarinho. Se tivesse feito de uma vez, iria quebrar no meio do caminho – revela Borges, que vende seus orgânicos para a rede Wal-Mart e pretende aumentar gradativamente a produção em sua propriedade.

 

Para o consumidor, está cada vez mais mais fácil encontrar esses produtos. Nas lojas BIG e Nacional, duas das bandeiras da multinacional no Estado, as vendas de orgânicos só na mercearia cresceram 22% em um ano, com alta de 15% na variedade ofertada (hoje em 250 itens de 140 parceiros).
– Existe um público interessado. O consumidor gaúcho é exigente e está disposto a pagar mais por esses produtos. Às vezes, falta uma orientação do próprio supermercadista – avalia o presidente da Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo.

 

A estimativa da entidade é que os orgânicos custam, em média, cerca de 20% mais do que os produtos convencionais, chegando a 40% no caso de hortigranjeiros. Angela destaca ainda o papel das feiras orgânicas – são 150 semanais no Estado – para aproximar o produtor do consumidor e oferecer um produto sem intermediário.

 

E o país ainda exporta orgânicos. Em 2008, 64 empresas do Projeto Organics Brasil exportaram US$ 58 milhões nesses produtos. Para 2009, a expectativa é de um crescimento de 20%. O número de participantes já chega a 74, sendo três do Estado.

 

Veículo: Jornal Zero Hora - RS


Veja também

Lojas Colombo prepara para julho volta à capital paulista

A Lojas Colombo já tem data marcada para retornar ao mercado da cidade de São Paulo, onde manteve dois pon...

Veja mais
Novo CEO do Wal-Mart

A multinacional americana Wal-Mart divulgou ontem em seu site que Vicente Trius foi nomeado presidente e CEO para a Am&e...

Veja mais
Consumo do lar garante vendas dos varejistas

O consumo familiar foi o responsável pela retomada das vendas dos supermercados em abril deste ano, segundo o pre...

Veja mais
Evergreen volta a operar em Paranaguá

O crescimento dos negócios com a China e outros países do Oriente está fazendo com que o terminal p...

Veja mais
Moda do açaí nos Estados Unidos faz preço da fruta subir 6.000%

Os consumidores dos EUA estão transformando "um alimento típico dos pobres em um tipo de iguaria", segundo...

Veja mais
Produtor francês protesta contra preço baixo da maçã brasileira

Os produtores de frutas franceses denunciaram nesta quinta-feira uma oferta da rede de supermercados Leclerc, que vende ...

Veja mais
Volume maior das importações e dólar derrubam preços do trigo

O aumento das importações de trigo pelo Brasil em março interrompeu a trajetória de recupera...

Veja mais
Mercado de celulares se retrai mas é aposta de LG e Samsung

A perspectiva de estabilização no número de aparelhos celulares no País, neste ano, come&cce...

Veja mais
Preços

Os preços praticados pelas redes de supermercados do País no mês de abril registraram aumento de 8,6...

Veja mais