A Lojas Colombo já tem data marcada para retornar ao mercado da cidade de São Paulo, onde manteve dois pontos de venda em operação em 2003 e 2004. Uma das maiores varejistas de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e móveis do país, a empresa com sede em Farroupilha (RS) vai inaugurar uma unidade no shopping Anália Franco - que está sendo ampliado - na segunda quinzena de julho e outra no shopping Vila Olímpia entre o fim de outubro e início de novembro, informou o diretor de vendas, Eduardo Colombo.
Conforme o executivo, a diferença é que desta vez a rede decidiu entrar na capital paulista com o modelo de loja "premium", com pelo menos 1 mil m2 de área de vendas e focada em produtos de alta tecnologia para clientes das classes A e B. Na primeira tentativa foram abertas unidades tradicionais, uma de rua, no bairro Pinheiros, e outra no shopping Aricanduva, que não conseguiram se firmar no mercado local.
"Não dá para entrar em São Paulo sendo apenas mais um", explicou Colombo. O modelo "premium" foi adotado em dezembro de 2005 e hoje inclui oito operações em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Londrina, Campinas e São José do Rio Preto. Em março, o presidente Adelino Colombo informou que a rede abrirá dez novas unidades em 2009, todas nesse formato, que exigem investimentos de R$ 2,5 milhões a R$ 3 milhões cada uma (ante R$ 500 mil em média nas lojas convencionais), mas garantem maior rentabilidade em tempos de economia em desaceleração.
O diretor de vendas garantiu que a varejista vai abrir outras unidades na capital paulista, mas não revelou detalhes. Em setembro será inaugurada a loja "premium" de Caxias do Sul (RS) e ainda em 2009 pode ser aberta uma operação na cidade do Rio de Janeiro, enquanto Brasília e Belo Horizonte devem receber os primeiros pontos em 2010. A Colombo tem 365 lojas, a maior parte na região Sul. Do total, 95 ficam no interior de São Paulo, onde a empresa comprou as redes Taurus e Vanel em 1999 e a Bernasconi em 2008, e quatro no sul de Minas Gerais.
Os R$ 6 milhões necessários à abertura das duas lojas em São Paulo até novembro virão da geração própria de caixa da varejista, afirmou Eduardo Colombo. De acordo com ele, para ganhar espaço no mercado local a Colombo vai adotar uma política "agressiva" de preços, prazos de pagamento e investimentos em marketing, que podem chegar a R$ 1,5 milhão no primeiro ano de operação. "Vamos surpreender o consumidor", disse.
Em 2008 a empresa teve receita bruta consolidada de R$ 1,273 bilhão, com alta de 4,6% sobre o ano anterior, enquanto o lucro líquido cresceu 52,9%, para R$ 103,4 milhões, influenciado pela redução de provisões para crédito de recuperação duvidosa e pelo aumento das receitas financeiras. Para 2009, a previsão é expandir as vendas em 10%. O primeiro quadrimestre superou em 5% a 6% o desempenho de igual período do ano passado. Em maio houve forte elevação da demanda por itens da linha branca devido à redução do IPI sobre essa categoria, informou Colombo.
Veículo: Valor Econômico