Faturamento do atacado distribuidor cresce 1, 14% em 2019

Leia em 2min 20s

O faturamento do atacado distribuidor cresceu +1,14% no acumulado do ano em 2019, na comparação com o mesmo período de 2018, confirmando as projeções do setor. A expectativa é que o desempenho seja ratificado pelo Ranking ABAD/Nielsen, estudo anual que traz uma radiografia completa do atacado distribuidor. Em relação a dezembro de 2018, o faturamento teve alta de +0,75% em dezembro. Já na comparação com o mês de novembro de 2019, o crescimento foi maior: +1,97%. Os dados fazem parte da pesquisa mensal da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, apurada pela FIA (Fundação Instituto de Administração) com um grupo representativo de empresas.

 

O presidente da ABAD, Emerson Destro, avalia que o ano de 2019 foi bastante positivo apesar dos desafios e encerrou-se de forma animadora, com crescimento de vendas no último trimestre, trazendo boas perspectivas para o início de 2020. "Também registramos melhora no desempenho do comércio e nos gastos das famílias, com a inflação mantida em patamares historicamente baixos. Isso tudo ancorado em medidas governamentais importantes como a aprovação da Nova Previdência, a Lei da Liberdade Econômica e o Programa Verde Amarelo, voltado a dinamizar o mercado de trabalho, que já apresenta sinais de recuperação", afirma.

 

Segundo Destro, para 2020, com o avanço desse cenário positivo é factível que o crescimento do PIB previsto pelo governo e pelo mercado atinja algo entre 2% e 2,25%, principalmente se houver avanço na reforma administrativa, que visa dar agilidade e eficiência à máquina pública, e na reforma tributária, que promete pacificar a selva tributária que tomou conta do país.


"Já o resultado do nosso setor deverá superar o crescimento do PIB, uma vez que a redução do desemprego deve aquecer o mercado doméstico e tendo em vista que os pequenos e médios mercados, principais clientes do setor, vêm ganhando cada vez mais a preferência do consumidor", concluiu.
Em termos deflacionados, os números do Banco de Dados ABAD/FIA foram positivos na comparação com mês de novembro de 2019, com crescimento de 0,81% em dezembro. Mas permanecem negativos no acumulado do ano (-2,48%) e na comparação com dezembro de 2018 (-3,41%).

 

 

ABAD


A ABAD representa nacionalmente um setor que faturou mais de R$ 262 bilhões em 2018. Atendendo diariamente mais de um milhão de pontos de venda em todos os 5.570 municípios do país, os atacadistas e distribuidores cumprem importante papel social, pois, além de dar capilaridade à distribuição de produtos industrializados essenciais por todo o território nacional, é responsável por movimentar as economias locais, gerando mais de 450 mil empregos diretos e 5 milhões de empregos indiretos nos estabelecimentos varejistas do país.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação a ABAD


Veja também

Açúcar Guarani lança sachês em homenagem a 10 monumentos de São Paulo

Em homenagem a cidade de São Paulo, o Açúcar Guarani lançou 10 sachês temáticos...

Veja mais
Industrializada ou natural, água de coco cresce no mercado

A água de coco é uma das bebidas mais características do País e, seja a opção ...

Veja mais
Agricultura diz que preço da arroba bovina caiu 5% em janeiro

O preço da arroba bovina registrou queda de 5% no acumulado de janeiro, conforme levantamento do Ministéri...

Veja mais
Limpar o forno do fogão pode ser uma tarefa prática

   A evolução na produção de itens de limpeza está mudan...

Veja mais
Bloqueador de Odores Sanitários nº 2: o lançamento inédito da Start

   Você está fora de casa e, de repente, vem aquela vontade inadiável d...

Veja mais
Coca-Cola transforma ML em "Gás de Verão" com conteúdos exclusivos

Em 2019, Coca-Cola deu um gás no dia a dia do jovem brasileiro. Agora, a marca entra na estação mai...

Veja mais
Atacado distribuidor cresce 1,17% entre janeiro e novembro

O faturamento do segmento atacadista e distribuidor encerrou o mês de novembro com crescimento acumulado no ano de...

Veja mais
Safra de café do Brasil em 2020 deve crescer 25%, diz Conab

A safra total de café do Brasil em 2020 deve somar entre 57,15 milhões e 62,02 milhões de sacas de ...

Veja mais
Contas do setor público registram déficit de R$ 15,3 bilhões em novembro

As contas do setor público consolidado, que englobam o governo federal, estados, municípios e empresas est...

Veja mais