Coronavírus já impacta os lançamentos da indústria no primeiro trimestre

Leia em 2min 20s

Os sintomas da pandemia do novo Coronavírus já são sentidos pela indústria brasileira. O mês de março apresentou uma queda de 16,6% na intenção em lançar produtos em relação ao mês anterior, segundo o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, calculado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. No momento, vários setores da indústria se esforçam em atender a demanda por abastecimento ou em se adaptar a uma nova realidade, o que os leva a adiar projetos de lançar novos itens. A associação baseia esse indicador nos pedidos de novos códigos de barras para identificar produtos, que são padrão na cadeia de abastecimento.

 

Essa afirmação se ratifica no acumulado do Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial entre abril 2019 e março 2020, quando apresenta queda de 12,5% na intenção da indústria de renovar o portfólio. A mesma tendência é identificada no acumulado do ano – de janeiro 2019 a janeiro 2020 – que aponta queda de 16,3%.

 

“A intenção de lançamento de produtos para o mês de março já traz reflexos do impacto da pandemia do COVID-19 na economia”, comenta Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. “As incertezas dos mercados nacional e internacional deixam o empresariado bem cauteloso, decidindo muitas vezes adiar o lançamento de produtos para um momento de maior estabilidade. A associação agrega mais de 58 mil empresas e se esforça neste momento em contribuir para a continuidade dos negócios.”

 

Elaboração: GS1 Brasil com o apoio da 4E Consultoria

 

 

Índice por regiões do País: 

 

 

 

Entenda o Índice GS1

 

Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de novos produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.

 

  • ORIGINAL – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
  • DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).
  • O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:
    • Todo 1º dia útil do mês
    • Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado
    • Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística
    • Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas
    • Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33
    • Número Índice (Base: média de 2012 = 100)

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da GS1

 

 


Veja também

Estudo inédito mostra os primeiros resultados do confinamento no Brasil e outros países

  Um estudo apresentado pela Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, nesta quarta-feira, 8 d...

Veja mais
Microempresas adaptam produção e vendas de ovos de Páscoa durante pandemia

Não há dúvidas de que microempresas de doces e os supermercados têm volume de venda no per&ia...

Veja mais
Há 3 anos metade das famílias gasta mais do que ganha

  A Kantar, líder global em dados, insights e consultoria faz um balanço de como o mercado brasileir...

Veja mais
Após forte alta, vendas no varejo de autosserviço caem 3%

As vendas nos maiores varejistas de Autosserviços do país, entre os dias 9 e 15 de março, registrar...

Veja mais
Cadeia do leite se adapta para garantir produto nas prateleiras

A cadeia produtiva do leite está trabalhando para manter o mercado abastecido. Até o momento, foram poucas...

Veja mais
Impacto da quarentena nos setores de cuidados pessoais e alimentação no Brasil

Com as atuais medidas de contenção da pandemia COVID-19 e a recomendação de quarentena, o mu...

Veja mais
Consumidor vai curtir o ano no azul em promoção milionária da Unilever

A Unilever, empresa presente em 100% dos lares brasileiros, apresenta a promoção “Curta o Ano no Azu...

Veja mais
BRF anuncia doações de R$ 50 milhões

  A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, anuncia a doação de R$ 50 milhões ...

Veja mais
Brasileiros mudam consumo de cuidados pessoais e alimentação

Na próxima quinta-feira, 2/4, às 11h, especialistas da Kantar, líder global em dados, insights e co...

Veja mais