Fernando Teixeira
SÃO PAULO - Os chineses terão acesso nos próximos meses a esfihas, quibes, beirutes e outros produtos da marca Habib's. A implantação da marca brasileira na China será realizada pela Global Franchise, consultoria de franchising com vasta experiência no mercado internacional. "Trazemos franquias do exterior para o Brasil e levamos marcas brasileiras a outros países desde a década de 1990", comenta Paulo César Mauro, diretor presidente da Global.
Nesta semana Mauro retornou da China, onde inaugurou o escritório da Global Franchise. O projeto do Habib's é uma joint venture com o grupo chinês Real Intercontinent, de Tiajin. "O mercado chinês, apesar de ser de uma economia com características capitalistas, obedece ainda ao regime comunista, totalmente centralizador. Por isso, é fundamental ter um sócio local, que conheça as características políticas e econômicas do país, para facilitar a implantação das franquias brasileiras."
Mauro explica que o mercado chinês ainda é carente de franquias. Durante uma viagem para estudar profundamente o mercado daquele país, ele percebeu que há poucas franquias de porte instaladas, a maioria das quais é de americanas, da área de alimentação.
Outra visita importante realizada por Mauro foi à feira de franquias de Pequim (Beijing). "Fiquei impressionado ao notar o amplo potencial daquele mercado, e a escassa oferta de franquias. Mais um indício de que as marcas brasileiras, se bem estruturadas, terão aceitação."
Feira
Durante a ABF Franchising Expo, feira de franquias que será realizada em São Paulo entre os dias 17 e 20 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo, Paulo César Mauro realizará um seminário sobre o mercado chinês aos empresários participantes (evento que será realizado no dia 18/06). "A intenção da Global Franchise é estar sempre um passo à frente, apontando tendências e descobrindo como entrar em novos e potenciais mercados. A China é um deles", finaliza.
A feira contará com 260 marcas, 23 das quais são brasileiras a participar pela primeira vez, e nove delegações estrangeiras.
Os chineses terão acesso nos próximos meses a esfihas, quibes, beirutes e outros produtos da marca Habib's, graças a uma joint venture com o grupo chinês Real Intercontinent, da cidade de Tiajin.
Veículo: DCI