A Nestlé, empresa transacional suíça do setor de alimentos e bebidas, prevê aumentar o investimento no Brasil neste ano em cerca de 40%, com recursos para inauguração de novas linhas de produção e modernização de fábricas, divulgou a companhia de alimentos.
A empresa afirmou que pretende investir no país este ano cerca de R$ 763 milhões ante R$ 544,6 milhões aplicados em 2019. O valor também é o maior investido pela empresa no Brasil desde pelo menos 2016, informou a Reuters. A Nestlé está no Brasil desde 1876, inicialmente com a comercialização da Farinha Láctea importada. Consolidou-se no país em 1921, com a instalação de sua primeira fábrica, em Araras (SP), para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde receberia o nome Leite Moça.
A diversificação foi uma das estratégias de crescimento da marca. Os produtos da Nestlé incluem alimentos para bebês, alimentos médicos, água engarrafada, cereais matinais, café e chá, produtos de confeitaria, produtos lácteos, sorvetes, alimentos congelados, alimentos para animais de estimação e lanches. Globalmente, a empresa tem 447 fábricas, opera em 194 países e emprega cerca de 339 mil pessoas. É um dos principais acionistas da LOréal, a maior empresa de cosméticos do mundo.
Os investimentos realizados recentemente no Brasil pela marca foram na inauguração e modernização de linhas nas fábricas de Araçatuba, Araras, Caçapava (SP), Vila Velha (ES), Feira de Santana (BA) e Montes Claros (MG). Em Caçapava, a Nestlé inaugurou uma nova linha de produção de KitKat e tem a previsão de construir outra até o final do segundo semestre. Em Araçatuba, a companhia inaugurou uma nova linha de fabricação de produtos de nutrição infantil. Já a fábrica de Vila Velha recebeu uma linha adicional de produção de caixas de bombons e de materiais de exposição de chocolates.
Fonte: Monitor Mercantil