Vendas dos supermercados crescem em janeiro

Leia em 2min 10s

 

Houve resultado positivo em relação ao mesmo período de 2020, de acordo com a Abras, que também divulgou as expectativas do setor para a Páscoa

 

 

  

No mês de janeiro, as vendas realizadas pelo autosserviço nacional tiveram crescimento real de 12%, na comparação com o mesmo período de 2020.  Em relação a dezembro, houve recuo de -18,45%, seguindo um movimento natural observado em todos os anos, em função do tradicional aquecimento das vendas no último mês do ano. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados nesta quinta-feira (11) e fazem parte do monitoramento mensal que a entidade realiza, que agora passa a se chamar Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros – Abras.

 

De acordo com o vice-presidente Institucional da entidade, Marcio Milan, o desempenho positivo, frente ao mesmo mês de 2020, teve o impacto da pandemia da covid-19. “Em janeiro deste ano, menos pessoas viajaram, especialmente para o exterior, o que elevou o consumo das famílias dentro dos lares neste período. Além disso, em janeiro, ainda houve um reflexo do auxílio emergencial, interrompido no mês anterior”, esclareceu Milan. 

 

Já o índice Abrasmercado, apurado em parceria com a GfK Brasil, que monitora uma cesta de 35 produtos de largo consumo, registrou ligeira alta de 0,22% na comparação com dezembro, passando de R$ 635,02 para R$ 636,40. No acumulado dos últimos 12 meses, o valor da cesta subiu 24,40%.

 

As maiores altas nos preços foram registradas nos seguintes produtos: cebola (18,79%), farinha de trigo (4,97%), feijão (3,08%), massa de sêmola espaguete (2,62%) e açúcar (2,55%). Já as maiores quedas foram registradas em pernil (-4,23%), leite longa vida (-4,13%), farinha de mandioca (-2,17%), queijo muçarela (-1,98%) e papel higiênico (-1,53%).

 

Páscoa 2021

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Abras sobre as intenções e expectativas dos supermercados brasileiros em relação à Páscoa 2021, há um cenário de confiança para a temporada de vendas neste ano. Uma parcela de quase 50% dos entrevistados prevê aumento nas vendas entre 10% e 15%. Não houve respondentes que creem em retração nas vendas.

 

Os grupos estão assim divididos:

 

·         36% esperam crescimento de até 5%

·         32,8% acreditam em alta entre 5,1% e 10%

·         16,7% esperam vender 15% mais

·         Um grupo mais otimista, de 9,1%, acredita que o salto pode chegar a 20%

 

Fonte: Redação SuperHiper

 

 


Veja também

Setor tem sua primeira loja certificada com a ISO 9001:2015

  Certificação estabelece a adoção de um conjunto de processos e padronizaç&oti...

Veja mais
Super Nosso assume segunda loja do Carrefour

  Rede mineira também planeja abrir 10 unidades neste ano e mira crescimento de dois dígitos em sua ...

Veja mais
Abras firma acordo com Ministério da Saúde para vacinação contra covid-19

  Estabelecimentos de todo o País serão usados para ampliar a comunicação à pop...

Veja mais
Unilever abandona o termo ‘normal’ para pele e cabelo

A decisão é uma das iniciativas da campanha ‘Beleza Positiva’, que estabelece vários co...

Veja mais
Pandemia não afetou o consumo de café

Saldo do consumo ficou positivo, de acordo com balanço da Associação Brasileira da Indústria...

Veja mais
João Galassi: o valor social das marcas próprias

  Em expansão, este mercado traz consigo o caráter inclusivo de parte significativa da populaç...

Veja mais
Indústria de chocolates mantêm inovações para a Páscoa 2021

  As empresas deste setor investiram em um amplo portfólio para atender a diferentes necessidades dos consu...

Veja mais
Enxuto avança nos condomínios

  A rede inaugurou a nona unidade deste formato, que oferece um mix de mil itens, entre frescos e focados em ...

Veja mais
Brasil deve ter carne feita em laboratório entre 2024 e 2025

A proposta vem da BRF, uma das maiores empresas do setor de alimentos do mundo, em parceria com a startup israelense Ale...

Veja mais