Medida anunciada em abril pelo governo resultou em retomada do mercado em virtude da queda nos preços dos produtos .
A prorrogação da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca (fogões, geladeiras, máquinas de lavar e tanquinhos) poderá resultar em manutenção de vendas e geração de postos de trabalho na indústria.
A medida anunciada em abril pelo governo federal resultou em aquecimento do mercado em virtude da queda nos preços destes produtos.
O governo federal estaria preparando a prorrogação do pacote de alívio para o setor. A tabela reduzida deverá ser mantida até outubro.
De acordo com o presidente da Ricardo Eletro, Ricardo Nunes, a manutenção da medida deverá resultar em continuidade das vendas. Conforme ele, a comercialização de produtos da linha branca cresceu aproximadamente 30% desde o anúncio da nova tabela.
Segundo ele, com o IPI reduzido poderá ser verificado até mesmo incremento no volume de negócios. Ele lembrou que se a prorrogação for confirmada, deverá coincidir com o melhor período de vendas para o comércio varejista, sendo o último trimestre em virtude das vendas de Natal.
A Ricardo Eletro possui aproximadamente 260 unidades em oito estados (Minas Gerais, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Sergipe, Alagoas, Espírito Santo e São Paulo). A empresa tem plano de investimento da ordem de R$ 34 milhões em 2009 e deverá inaugurar mais 48 pontos-de-vendas no país.
Suggar - O presidente da Suggar, José Lúcio Costa, afirmou que os efeitos seriam positivos tanto para as empresa quanto para o governo. "Os tributos para as matérias-primas não foram alterados, o que garante uma melhor arrecadação de impostos", disse.
Além disso, ele ressaltou que uma ampliação no prazo da medida poderá resultar em geração de empregos. "No minímo, haverá a efetivação dos trabalhadores temporários para atender à demanda", disse. Conforme ele, a indústria vem trabalhando a pleno vapor e o setor de injeção plástica está funcionando 24 horas.
De acordo com Costa, para atender à demanda crescente após a redução do tributo foi necessário abrir 150 postos de trabalho. Segundo o presidente da empresa, após o anúncio da nova tabela foi verificada uma elevação de 30% no volume de negócios na comparação com o mesmo período do ano passado.
A manutenção da nova tabela do IPI também poderá refletir em melhora na demanda para a siderurgia. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), o setor de utilidades comerciais, que inclui a linha branca, respondeu por 5,9% dos setores consumidores de aço no Brasil em 2008.
A redução do IPI para os eletrodomésticos da linha branca foi anunciado pelo governo federal em abril. A medida possui prazo até a segunda semana de julho. Conforme publicado pela Agência Estado, o governo estaria preparando a prorrogação da medida até outubro.
A alíquota do IPI que incide no preço da geladeira passou de 15% para 5% com a medida. O imposto para a máquina de lavar caiu de 20% para 10%. Já o fogão e o tanquinho ficaram insentos do tributo. (RT)
Veículo: Diário do Comércio - MG