A PepsiCo está adquirindo parte do controle da Calbee Foods Co., maior fabricante de batatas fritas e de salgadinhos de camarão do Japão. A investida faz parte do esforço da multinacional americana para vender mais "snacks" internacionalmente, segundo a Bloomberg.
Considerada a maior empresa de salgadinhos do mundo, a PepsiCo divulgou ontem por meio de nota oficial, para adquirir 20% da Calbee e o direito a um assento no conselho, a companhia deu em troca a divisão Frito-Lay no Japão e também uma "quantia não divulgada em dinheiro".
A japonesa Calbee teve vendas de US$ 1,3 bilhão no último ano fiscal terminado em março passado - bem menos que o faturamento da divisão Frito-Lay no país oriental, que está em torno de US$ 100 milhões anuais.
As aquisições da PepsiCo fora dos Estados Unidos no último ano incluem a fabricante de sucos russa OAO Lebedyansky e a peruana Karinto SAC, produtora de salgadinhos feitos de milho. No Oriente Médio, a PepsiCo (que também é a segunda maior empresa de refrigerantes do mundo, atrás da The Coca-Cola Company) formou uma joint-venture com a Almarai - maior fabricante de sucos e laticínios da região. O negócio foi fechado em fevereiro, em linha com a estratégia de expandir os negócios da multinacional fora do mercado de bebidas com gás.
Em outubro de 2007, a PepsiCo comprou no Brasil a Lucky, fabricante do salgadinho Torcida. Essa foi sua última aquisição no país.
No Japão, entretanto, a compra da PepsiCo ainda precisa ser aprovada pelas autoridades antitruste locais.
Veículo: Valor Econômico