Indústria de alimentos aproveita frio para lançar produtos

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Indústria alimentícia lança produtos no frio.

 

Isael Pinto aposta em chocolates no lugar de sucos.Chocolates, queijos especiais e massas são os alimentos que ocupam o topo da preferência do consumidor nos dias mais frios do ano. A necessidade de mais calorias para manter a temperatura do corpo é a justificativa do ponto de vista da saúde para essa preferência. Mas, para a maioria das pessoas, a queda da temperatura é apenas a desculpa para se deliciar com as calorias extras sem dor na consciência. Atenta a essa tendência, a indústria de alimentos aproveita esse período para fazer lançamentos.

 

"Durante o inverno o consumidor está mais aberto a novidades e até procura nas gôndolas produtos diferenciados. Esse é o principal motivo que nos levou a fazer o lançamento do tablete Hershey's Ovomaltine nesse período", afirma Cassiano Coimbra, analista de marketing da Hershey's.

 

De acordo com Coimbra, a venda de tabletes de chocolate aumenta 18% no inverno na comparação com a Páscoa, melhor período para a venda de chocolates no País. "Isso significa que, para o segmento de tabletes (o principal mercado da Hershey's) há um incremento de vendas maior agora do que na Páscoa", afirma.

 

Com 9% de participação no mercado de tabletes, a empresa espera dar um passo importante rumo à liderança com esse lançamento. Segundo Coimbra, na Lojas Americanas, principal canal de venda da marca, o Hershey's Ovomaltine já empatou nas vendas com a barra ao leite, carro-chefe da marca.

 

Chocolate também é a aposta da General Brands, até então concentrada na venda de sucos, para aproveitar as vendas sazonais do inverno. A empresa adquiriu uma fábrica desses produtos, a Divino Sapore, de Campo Grande (MS), e investiu R$ 4 milhões em novos equipam

 

Indústria percebe aumento na procura por macarrão para sopas.entos para a produção de chocolates.

 

"A entrada nesse mercado é estratégica para participarmos com um produto que tem apelo no inverno, já que a venda de suco se concentra nos meses mais quentes", afirma Isael Pinto, presidente da empresa. Não por acaso, junho foi o mês de estreia da Divino Sapore nas prateleiras.

 

Além dos tabletes de chocolates de 126 gramas, o executivo aposta no Bulgari, creme de avelã com cacau, como sucesso pelo apelo de consumo familiar. "Qualidade e preço competitivo são as ferramentas que iremos usar para ganhar uma fatia desse mercado, que movimenta R$ 3,6 bilhões por ano", afirma Pinto.

 

Festa do queijo – É nessa época também que aumenta a oferta de queijos finos, usados no preparo de pratos como  fondue, ou simplesmente degustados com um bom vinho. Fazem sucesso variedades como o estepe, gouda, emental, brie e camembert. "O que aumenta no inverno é a venda de queijos especiais, produzidos em forma e para serem consumidos em fração, ao contrário dos comuns, degustados em fatias", explica Disney Criscione, gerente de marketing da Tirolez. A marca está lançando o creme de ricota, que dispensa o creme de leite nas receitas.

 

Também aproveitamos o inverno para reformular nossas embalagens, dando ao consumidor um produto mais moderno, mas com a mesma qualidade", afirma.

 

Queijos em alta: a Tirolez produz vários tipos diferentes e está lançando o creme de ricota.Massas – A Selmi, detentora das duas principais marcas de massa do País, Renata e Galo, tem no inverno um incremento entre 10% e 15% na venda de massas cortadas, como conchinhas, padre-nosso e argolinhas, por conta principalmente do uso no preparo de sopas. "De olho no inverno, lançamos há dois meses o macarrão em formato alfabeto, que tem um apelo incrível com o público infantil e já é sucesso de venda", afirma Jivago Palomo, executivo da área de administração de vendas da Selmi.

 

Mas essa expansão não representa crescimento no mercado de massas. Segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), Claudio Zanão, o crescimento é sentido isoladamente pelas indústrias, mas não chega a modificar estatisticamente os números do mercado. "O consumo de massas no Brasil é muito equilibrado ao longo de todo o ano e não percebemos grandes alterações no inverno. A exceção fica por conta das massas especificamente voltadas para o preparo de sopas, que de fato têm mais apelo nesta época, quando as pessoas buscam pratos mais quentes e encorpados", afirma Zanão.

 


Veículo: Diário do Comércio - SP


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