O grupo varejista francês Carrefour, segundo maior do mundo, está trabalhando em um plano para cortar seus custos em cerca de US$ 2,6 bilhões, embora a empresa ainda não tenha se pronunciado a respeito de qual seria o valor final. O objetivo do programa é tornar as operações da companhia mais ágeis, eficientes e com desempenho melhor, permitindo ganhar mais participação no mercado mundial, cujos principais concorrentes são o Wal-Mart e Tesco.
Segundo agências internacionais, Lars Olofsson, CEO do Carrefour, a intenção seria corrigir algumas ineficiências carregadas há mais de dez anos, quando o Carrefour fundiu-se a outro grupo francês, o Promodès. Isso teria tornado as atividades da gigante muito complexas.
No plano em elaboração, a estrutura operacional do grupo será transformada, com destaque para a área de logística, de onde deverá sair uma parcela substancial das economias. A ideia é conseguir antecipar melhor as vendas nos hiper- e supermercados para reduzir os níveis de estoque. Também deverá haver mudanças radicais no sortimento, incluindo sinergias maiores em nível mundial nos departamentos de compras e entre os diversos formatos de loja. No Brasil, o Carrefour soma 65 mil funcionários.
Veículo: DCI