Vem da cidade de Franca, interior de São Paulo, um dos lançamentos mais inusitados para os pés do verão 2009/2010: a volta dos docksides, os tradicionais sapatos estilo náutico, febre dos anos 1980. A novidade será trazida pela Orbis, fabricante da cidade, que adquiriu a licença
A Orbis pretende lançar cinco opções de modelos, além do tradicional.exclusiva para produzir e distribuir os originais docksides da americana Sebago, proprietária da marca.
Quem tem mais de 30 anos – especialmente se for homem – seguramente se lembra dos mocassins de costura aparente e solado macio, usado por aqui com todo tipo de roupa. A novidade, agora, é que o sapato poderá se tornar também o queridinho das mulheres.
De acordo com Marina Melo, proprietária da Orbis e responsável pelo desenvolvimento de produtos da fábrica, além do modelo tradicional, haverá outras cinco opções, femininas e masculinas, e 89 combinações de cores. "Vamos manter a forma de produção do calçado original, inclusive a costura manual do mocassim na forma", explica Lilian.
Na crista da onda – Segundo ela, a idéia de reviver um modelo dos anos 80 – década marcada pelo exagero (veja box) – se deu em função da tendência verificada com outros relançamentos, como das Havaianas e do tênis All Star há três anos. "Esses dois produtos fizeram sucesso nos anos 80 e voltaram a se tornar objeto de desejo. Além disso, nas passarelas de Milão, França e Estados Unidos, os pés de homens e mulheres traziam os docksides. Resolvemos aproveitar o "time" do verão para lançar a coleção no Brasil, no palco da Francal", afirma Mariana, referindo-se à feira de calçados que começa dia 14, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.
A expectativa de venda não poderia ser mais otimista: a previsão é de um crescimento de 40% na produção mensal, atualmente em 11 mil pares, apenas para atender os pedidos para o novo modelo.
De acordo com Marina, distribuidores e lojistas estão ansiosos em conhecer os docksides produzido pela Orbis, o que lhe dá a certeza do acerto da escolha. Não é a primeira incursão da empresa em calçados de grife. Além da marca própria, a Orbis produz para a Crawford, Richards, VR, Daslu e Osklen.
Veículo: Diário do Comércio - SP