O Grupo Pão de Açúcar, maior rede varejista do País, encerrou o primeiro semestre com lucro líquido de R$ 226,5 milhões, crescimento de 166,9% na comparação com os R$ 84,9 milhões de igual período do ano passado. O lucro por ação foi de R$ 0,9554. No segundo trimestre, o lucro ficou em R$ 131,7 milhões, alta de 154,9% em relação aos R$ 51,6 milhões do período de abril a junho de 2008. De acordo com o vice-presidente executivo do Pão de Açúcar, Enéas Pestana, os resultados não foram favorecidos pela economia brasileira, mas, sim, pela forma como a companhia é administrada. "Nós vemos continuidade de um momento muito bom, com evolução no ganho de eficiência e participação de mercado. Estamos muito bem preparados para enfrentar qualquer crise", disse Pestana.
O executivo anunciou que o Grupo Pão de Açúcar aprovou uma nova política de dividendos, que contempla alteração n periodicidade no pagamento de dividendos, que passará a ser feito trimestralmente e não uma só vez por ano. Agora, serão quatro parcelas por ano. O valor e data das antecipações trimestrais serão anualmente definidos pela companhia. "O Pão de Açúcar tem maturidade e caixa suficiente para realizar uma política de dividendos como esta", afirmou o vice-presidente.
Para o ano de 2009, o Conselho de Administração determinou que as antecipações trimestrais sejam pagas com base no montante total de dividendos efetivamente distribuídos aos acionistas no ano de 2008. O grupo pagará no dia 24 deste mês, a título de antecipação de dividendos, o montante de R$ 30,9 milhões, equivalente a dois pagamentos trimestrais, sendo R$ 0,12326 por ação ordinária e R$ 0,13558 por ação preferencial classe A.
Na última parcela, referente ao quarto trimestre de 2009, será paga a diferença entre os montantes antecipados ao longo do exercício social e o dividendo mínimo obrigatório calculado com base no desempenho da companhia neste ano.
A receita bruta de vendas totalizou R$ 10,9 bilhões no primeiro semestre, expansão de 10,7% em relação aos R$ 9,8 bilhões de equivalente período de 2008. Na comparação trimestral, houve alta de 15,4%, passando de R$ 4,8 bilhões no ano passado para R$ 5,6 bilhões este ano.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que mede a geração de caixa da companhia, ficou em R$ 657,4 milhões nos seis primeiros meses do ano, incremento de 14,9% ante os R$ 572,08 milhões de igual período de 2008. No trimestre, foram registrados R$ 345,1 milhões, aumento de 15,7% em comparação com os R$ 298,3 milhões do período de abril a junho do ano anterior.
O Pão de Açúcar encerrou o primeiro semestre com investimentos de R$ 193,2 milhões, o que representou uma queda de 15,6% na comparação com os aportes de igual período do ano passado, de R$ 229 milhões. No segundo trimestre, os investimentos atingiram R$ 113,8 milhões, ante R$ 105,2 milhões de equivalente período de 2008, alta de 8,1%.
De abril a junho, foram investidos R$ 35 milhões na abertura e construção de novas lojas, R$ 20,7 milhões na reforma de lojas e R$ 58 milhões em infraestrutura. No período, o grupo inaugurou três lojas Extra Fácil e uma drogaria. Também foram feitas as conversões de uma loja CompreBem, duas lojas Sendas e um Extra Hipermercado para o formato Assai. A empresa registrou ainda uma conversão da bandeira CompreBem para o formato Extra Perto.
Ao final do trimestre, o Grupo Pão de Açúcar possuía 603 lojas. A empresa ainda não contabilizou as lojas do Ponto Frio, rede adquirida em junho pelo grupo.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ