As expectativas do comércio popular para as vendas do Dia dos Pais são bastante promissoras e até foram revistas para cima por conta do bom desempenho das vendas no primeiro semestre deste ano. Eduardo Ansarah, diretor da Associação de Lojistas da 25 de Março (Univinco), projeta um crescimento de até 10% no volume de vendas, ante uma projeção em torno de 6% a 8% estimada pela entidade no início do ano, quando ainda existia a preocupação do impacto da crise financeira global.
Pelas ruas do Brás, bairro paulistano por cujas mais de 6 mil lojas circulam diariamente cerca de 300 mil pessoas, a expectativa também é de boas vendas para a data. A Rock & Soda, com duas lojas na região, por exemplo, já apresentou um crescimento de 20% nos negócios em relação ao ano passado, sem alterar o preço dos seus produtos.
Segundo a estilista da marca, Leila Jamacaru, o segredo do sucesso da marca está na escolha certa dos detalhes da peça, que precisa contar com um diferencial a mais para atrair a atenção do público, sem deixar de lado um planejamento detalhado por parte dos criadores para não encarecer o produto.
"A máxima do não empetecar muito uma roupa, sem deixar de lado o charme e o estilo da marca, vale muito. Existem muitas marcas que têm a mesma cara, a briga pelo preço é inevitável. Assim, quando se cria uma peça com o estilo da Rock & Soda, detalhes que possam deixar esta peça mais estilosa e moderna, sem ter de investir tanto na produção dela, ganham o gosto do freguês."
O diretor da Associação dos Lojistas dos Brás (Alobrás), Jean Makdissi Jr., também afirma estar bastante otimista com os negócios e acredita que a região vai atrair os consumidores das classes mais altas, ainda receosos quanto aos gastos da família. "Por estarem economizando em viagens para fora do País, por exemplo, acredito que eles se voltem para o comércio local como forma de buscar novidades a preços convidativos. E, outra: em épocas de crise, muitos profissionais que perderam o emprego procuram nossas mercadorias para revender", diz o diretor.
Pelas projeções de Makdissi, o comércio da região pode apresentar um volume de crescimento de 6% nos negócios para a data. No ano, o comércio faturou R$ 9 bilhões e projeta um aumento de 7% ao final de 2009.
Feira da Madrugada
Outra alternativa aos consumidores da região do Brás é a tradicional feirinha da madrugada. Com incentivo do município e da iniciativa privada, o Shopping Popular da Madrugada, já ocupa uma área de 70 mil m² e tem cerca de 5 mil bancas que vendem de acessórios a roupas. "Esperamos receber um acréscimo de 30% no número de visitantes em busca de um presente para os pais. Nos dias normais recebemos um público de 20 mil", explica Giovan Ferreira, diretor de Comunicação do shopping.
"O espaço tem uma função social, pois a maioria dos comerciantes fabrica os produtos e emprega. O Shopping Popular da Madrugada é responsável hoje por cerca de 30 mil empregos diretos e 120 mil indiretos", conta.
Outra loja do Brás que também aposta nos consumidores das classes C e D é a Ascona. Com dois estabelecimentos no local, Marcos Abed, gerente da loja, projeta um crescimento de 10% nas vendas. "Na minha opinião, o setor de confecção não sofreu com a crise. As pessoas continuam consumindo normalmente. Percebi isto no primeiro semestre, e estamos bastante otimistas com este segundo período do ano", diz.
Tíquete
Na outra ponta da cidade, o comércio de São Bernardo do Campo (SP) já registra aumento nas vendas para os Dias dos Pais. Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo (Acisbec), Valter Moura, o crescimento para esse ano deverá ficar em torno de 10% em comparação com a mesma data de 2008.
Roupas, calçados e celulares são os produtos que devem liderar a preferência dos filhos na hora da escolha. Em seguida vêm carteiras e acessórios, perfumes e produtos eletroeletrônicos.
Na previsão de Moura, os consumidores de São Bernardo devem gastar, em média, R$ 80 na compra do presente, e as formas de pagamento mais usadas devem ser cartão de crédito, cheque pré-datado e crediário. Dois dos pontos destacados pelo presidente da Acisbec como motivadores das compras são a promoção dos planos de pagamento e o crediário mais fácil.
A expectativa dos comerciantes também se baseia na competitividade do mercado, com preços que estimulam as vendas. Além disso, a recente melhoria na evolução do emprego e a queda da taxa de juros deverão contribuir favoravelmente este ano para que o comércio tenha melhores resultados.
Marcelo Ghitnic, superintendente do Shopping Raposo, acredita que os sinais de recuperação na economia já se devem refletir em um maior movimento de público e vendas nos próximos dias, que antecedem o Dia dos Pais. A expectativa é de um aumento de 8% no fluxo de clientes e de 5% nas vendas, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Veículo: DCI