A fabricante de sacos de lixo de Campinas conquista o “atestado” de qualidade de seu processo de fabricação e, agora, está apta a fornecer para todo o varejo . Aceito por Pão de Açúcar, Carrefour, Wal-Mart, Makro, Martins, Roldão e Farmais, entre outras redes, processo reduz a burocracia e os custos com repetidas auditorias. A certificação segue as mais rígidas normas internacionais e verifica desde a responsabilidade social até os cuidados com a saúde, em benefício do consumidor
No atual cenário de crise, os produtos de marca própria têm conquistado cada vez mais espaço nas prateleiras e a preferência do consumidor, tanto pela qualidade, quanto pelo preço. Nos Estados Unidos, estudo da Booz & Company revela que 32,4% da população passou a comprar itens de marca própria, depois do agravamento da crise, em setembro de 2008. Por aqui, a LatinPanel aponta em pesquisa recém-divulgada que, nos últimos dois anos, 71% das famílias brasileiras adquiriram pelo menos um item de marca própria, sendo que 1,8 milhão delas tornaram-se novas consumidoras desse tipo de mercadoria no período da análise. Com tantos sinais positivos, a Abmapro – Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização [www.abmapro.org.br ]estima que o setor cresça 15% em 2009.
Se o mar está para marcas próprias, a fabricante de sacos de lixo Embalixo e a indústria de alimentos Romariz deram um passo importantíssimo para conquistar mercados. Elas são as duas primeiras empresas a conquistar a Certificação Abmapro, um “atestado” de qualidade de seus processos fabris, de acordo com as mais rígidas normas internacionais, e a porta de entrada ou de manutenção de fornecimento para todos os segmentos varejistas e atacadistas do país. “A certificação trouxe um enorme ganho para o mercado e para os consumidores, pois é o marco de uma nova fase no controle de qualidade da fabricação de produtos de marca própria e terceirizados. Ela avalia desde a responsabilidade social e ambiental até os cuidados com a saúde e a segurança do trabalho”, explica a presidente da Abmapro, Neide Montesano.
A Embalixo, em sua fábrica na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, fabrica 200 toneladas de sacos de lixo e metade de tudo o que produz vai para as prateleiras com a marca do varejista estampada nas embalagens. Com faturamento anual de 4 milhões de reais, a empresa cresce, em média, 3% ao mês. “A Certificação Abmapro, além de evitar gastos com auditorias exigidas por novos clientes, permite que encurtemos em cerca de 45 dias – tempo médio para preparar e adequar a fábrica às exigências de cada auditoria – o início do fornecimento”, afirma Rafael Costa, diretor presidente da Embalixo.
Processo de certificação – Aceita por grandes redes supermercadistas (Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart), atacadistas (Makro Atacadista, Martins e Roldão) e de farmácias (Farmais), todas sócias da entidade, a Certificação Abmapro foi desenvolvida pelo Comitê Técnico da entidade, com a participação de profissionais da área de Qualidade das companhias Carrefour, Wal-Mart, Grupo Pão de Açúcar, Bureau Veritas, SGS e outros fornecedores.
Antes, a indústria que desejasse fornecer marca própria ou se tornar terceirizada tinha de cumprir uma maratona de exigências burocráticas, bancar os custos de várias auditorias similares e dedicar muitos dias apenas na preparação para receber os auditores. Isso porque cada rede detentora de marca própria, dos supermercados, atacadistas e farmácias às indústrias que terceirizam sua produção, exigia uma certificação diferente.
“A Certificação Abmapro, um antigo desejo do setor, é importante para toda a cadeia de abastecimento. Tanto para os pequenos varejistas, que não têm estrutura própria para avaliar seus fornecedores, quanto para a indústria que necessita terceirizar a fabricação de seus produtos”, explica a presidente da Abmapro, Neide Montesano.
Além da Embalixo e Romariz, outras empresas estão em processo de auditoria para receber a Certificação Abmapro. [www.abmapro.org.br/page/certificacaoabmapro.asp]
Perfil da Abmapro [www.abmapro.org.br]A Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização, fundada em 2006, reúne dezenas de empresas, de diferentes segmentos de mercado e formatos de negócios, de prestadoras de serviços e indústrias, inclusive as de terceirização, a canais de vendas, desde o varejo até atacadistas e distribuidores.
A missão da associação é informar e orientar os empresários, bem como os consumidores brasileiros e a comunidade acadêmica, sobre as vantagens do fenômeno “private label”, cujos produtos e serviços conquistam cada vez mais participação nas vendas do mercado varejista.
Veículo: Revista Fator Brasil