Vendas sobem, após 9 meses de quedas

Leia em 2min 10s

Após nove meses de queda, as vendas do comércio varejista da região metropolitana de São Paulo tiveram alta de 10,8% em junho igual mês de 2008, segundo dados da Fecomercio-SP. Em relação a maio, o aumento foi de 5,4%. Segundo o levantamento, os setores de maior peso no varejo, Comércio Automotivo e Supermercados, foram os que mais contribuíram para a alta no mês. O movimento acumulado no primeiro semestre também registrou alta de 0,8% comparativamente ao mesmo período de 2008. Esta é a primeira vez no ano em que a taxa acumulada se mostra positiva.

 

Dentre as oito atividades pesquisadas pelo estudo, apenas três tiveram queda mensal no faturamento em junho. As lojas de materiais de construção, por exemplo, seguem apresentando baixas em relação ao ano passado. Em junho, a redução foi de 1% ante o mesmo mês de 2008. No primeiro semestre, o desempenho do setor também foi negativo, com queda acumulada de 4,9% no faturamento real.

 

Na mesma linha, as vendas de eletroeletrônicos e eletrodomésticos apresentaram reduções significativas ao longo de todo o primeiro semestre. Segundo a pesquisa da Fecomercio-SP, o setor teve retração de 9,5% em junho ante igual período do ano passado. No acumulado semestral, a queda foi ainda maior: 12,6% em relação aos seis primeiros meses de 2008.

 

Segundo o economista da Fecomercio-SP Altamiro Carvalho, a redução recente do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para esses produtos apenas amenizou a queda das vendas. "Os consumidores voltaram a comprar bens básicos de consumo", destacou Carvalho. "Isso se deve aos incentivos do governo, como a redução do IPI, e ao aumento da massa de rendimento, que atingiu crescimento médio real de 5% no semestre".

 

A Fecomercio informou que a pesquisa indica que o Comércio Automotivo, que até maio apresentou quedas mensais nas vendas reais, foi o setor que mais cresceu em junho: 14,4% sobre junho do ano passado, "mostrando sinais importantes de recuperação, o que permitiu reduzir o índice negativo acumulado de 9% até maio para 4,9% no primeiro semestre".

 

Segundo Altamiro Carvalho, a redução do IPI "mostrou eficácia para recuperar o movimento nas concessionárias", que também montaram estratégia para estimular as vendas e a normalização do crédito direcionada para o segmento. "Esses elementos conseguiram impactar a confiança do consumidor, hoje muito menos apreensivo do que no início da crise em meados do ano passado", afirmou o economista.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


Veja também

Setor de carga abre espaço e trilhos para os trens turísticos

Os trens turísticos ganham cada vez mais espaço para deslizar sobre os trilhos das companhias de carga no ...

Veja mais
Rede Lojas Colombo entrará em SP de olho na alta renda

Com o novo conceito premium, a Lojas Colombo, uma das maiores redes de eletrodomésticos e móveis do Pa&iac...

Veja mais
Toshiba se rende ao sistema Blu-ray

A Toshiba anunciou ontem que vai se juntar à Associação de Discos Blu-ray, sua antiga arquirrival e...

Veja mais
Mais Pague Menos em Minas Gerais

A Pague Menos, maior rede de farmácias do País, anuncia a abertura de mais uma loja em Minas Gerais. &Eacu...

Veja mais
Catchup e Mostarda Tambaú em novas embalagens

  O Catchup e a Mostarda da Tambaú Alimentos estão com novos rótulos desenvolvidos pela ag&ec...

Veja mais
União perfeita: sabor e saúde

Apesar de admitirem os benefícios à saúde proporcionados pelos alimentos naturais, os crític...

Veja mais
Pão de Açucar

O lucro do Pão de Açúcar, maior varejista do País, cresceu 71,8% no segundo trimestre, para ...

Veja mais
Rede Smart mantém investimentos

A Rede Smart - rede que congrega supermercados de pequeno porte controlada pelo grupo Martins - vai ampliar o investimen...

Veja mais
Empresas inovam com foco socioambiental

Comércio e indústria repensam modelo de negócios para atender às atuais exigências de ...

Veja mais