Os participantes do primeiro Encontro Setorial da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizado ontem pela superintendência de Marketing da entidade, receberam uma enxurrada de ideias para o varejo farmacêutico. A sócia-diretora da Alia Consultoria de Marketing, Beth Furtado, especialista em marketing, alertou os empresários sobre as alterações de padrão dos consumidores e a necessidade de acompanhá-los. "Se não percebemos as mudanças, perdemos oportunidades", disse para uma plateia de proprietários de farmácias.
As alterações têm sido tanto comportamentais como econômicas. Uma das mudanças destacadas foi o formato das famílias. Hoje, os núcleos tradicionais representam 51% do total, ante 65% há 25 anos. As pessoas que moram sozinhas somam 6 milhões no Brasil. Nesse grupo, há divisões como homens solteiros jovens, separados, idosos; mulheres jovens, mais velhas. "Todos eles com interesses distintos, e é preciso detectá-los".
E, na opinião de Beth, para saber quais são as necessidades de cada grupo, nada melhor que ir para a rua. "Hoje, temos condescendência com os idosos, mas eles estão desatendidos. Uma loja com pisos antiderrapantes ganha pontos com esses clientes", disse.
Segundo um levantamento da ACNielsen, o Brasil terá 54 milhões de pessoas com mais de 50 anos em 2020. Não existe no País, por exemplo, produtos dermocosméticos para peles muito maduras, nem para muito jovens. "As indústrias não olham para esses segmentos", afirmou.
Ela destaca que faltam no mercado produtos funcionais, nutricionais, orgânicos e, também, as lojas para cosméticos masculinos. Cerca de 30% das consultas em dermatologistas são de pessoas do sexo masculino. Para Beth, as pessoas não querem ser tratadas de modo massificado, mas com exclusividade. "Se a sua loja está igual há muito tempo, é porque você não entende que o cliente está em transformação", diz. Ela cita a mudança pela qual as unidades da franquia de cosméticos Contém 1g passaram recentemente. A cliente entra, escolhe o que quer e experimenta os produtos como se estivesse em um camarim.
Em várias partes do mundo já há iniciativas que se destacam por oferecer produtos e serviços de modo inovador. Os japoneses criaram um kit com quatro cremes dentais distintos. "As pessoas buscam sensações diferentes", disse Beth.
Um exemplo de inovação no exterior é da unidade de Dallas da rede Whole Foods, que vende somente produtos orgânicos. Ao chegar, o cliente pode entregar sua lista de compras e, enquanto espera, recebe uma massagem. Quando o "tratamento" termina, o cliente paga a conta e vai embora com os produtos adquiridos.
Um exemplo de sucesso é o grupo britânico Boots, que além de medicamentos e cosméticos, vende serviços de beleza e alimentos.
Os encontros setoriais ocorrerão mensalmente e objetivam aproximar empresários de diversas áreas e informá-los sobre o que está acontecendo no mundo e no Brasil nos segmentos em destaque. O próximo evento será sobre o mercado imobiliário.
Veículo: Diário do Comércio - SP