A CTF Technologies do Brasil desenvolveu trava eletrônica que evita roubo de cargas em rodovias e ferrovias. A trava, que controla a porta do compartimento de cargas, segundo a CTF, tem como primeiro usuário a Companhia Vale do Rio Doce para proteção dos vagões que transportam combustível nos trilhos de São Luis, no Maranhão.
"Esse projeto consiste numa trava eletrônica que registra o momento do lacre, todas as vezes em que a porta do compartimento de cargas foi aberta durante a viagem, por quanto tempo e - no caso de veículos com GPS - onde o veículo estava naquele momento. O lacre pode ser utilizado para qualquer tipo de carga, rodoviária ou ferroviária, e garante que o conteúdo não será movimentado sem o conhecimento do gerente da frota", explica a CTF.
A CTF é conhecida por sua tecnologia de controle de abastecimento e gestão de frotas que provê soluções integradas para a área de logística e transporte, como o monitoramento de abastecimento e consumo dos veículos, a carta-frete digital e o abastecimento móvel - "este, muito utilizado por empresas como a Vale e a Mannesmann, e usinas sucroalcooleiras como a Cocal e a Bioenergia", informa a empresa.
Veículo: Gazeta Mercantil