Recentemente a rede Walmart implantou no Brasil seu novo logo, que havia sido definido nos EUA ainda em 2008. O design mais limpo e leve enfatiza o posicionamento de sustentabilidade e preocupação ambiental que a rede quer estimular. Para isso, jogou fora a imagem que a havia acompanhado por mais de 17 anos. A evolução dos logos é uma prática comum e necessária nas empresas. Trata-se de sintetizar em apenas uma imagem seus principais valores.
E o poder de síntese do design é inquestionável. No ano passado, a PepsiCo. fez algo parecido. Enxugou as linhas de sua logomarca, mudou o logotipo e foi ao mercado. Não demorou para que as semelhanças entre o novo logo e o da campanha de Barack Obama fossem notadas. A Pepsi rebateu e jurou que o estudo havia sido feito muito antes da campanha. A Coca-Cola, por sua vez, manteve-se com um logo semelhante ao longo de todo o século XX. Apenas nos anos 80, quando lançou a New Coke, seu logo foi alterado. Mas, diante da má aceitação do mercado, voltou a ser o que sempre foi, e o que ainda é hoje.
Veículo: Revista Isto É Dinheiro