Classes C e D consomem mais e redes diversificam produtos

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Vinhos, queijos e batata congelada importados são os novos integrantes da cesta de compras mensal dos consumidores das classes D e E paulistas. Atenta às mudanças no consumo dessa fatia da população, a Cooperativa de Consumo (Coop) fez parceria com a Rede Brasil de Supermercados, formada por outras 15 varejistas, para a compra destes e outros produtos importados a fim de melhorar a competitividade nesta categoria. Segundo a LatinPanel, empresa de pesquisa de consumo domiciliar, completam a lista de compras: achocolatado em pó, caldo, iogurte, leite longa-vida e salgadinhos.

 

Diante do cenário de incremento do poder aquisitivo desta população no País, algumas varejistas estão ampliando o mix de produtos nas lojas para atender à nova demanda. "Muitas famílias estão trocando artigos habituais por aspiracionais", disse Emerson Poppi, gerente de Compras e Mercearia da Coop.

 

Mesmo com essas mudanças, as 28 lojas da Coop ampliaram a oferta de produtos com valor agregado mais baixo em embalagens maiores, como as fraldas descartáveis, antes restritas às marcas convencionais, mas agora com pacotes de até 100 unidades, dependendo do tamanho. As prateleiras da categoria de higiene e limpeza também receberam creme dental e sabonete líquido com preços competitivos.

 

Poppi crê que parte do desempenho do primeiro semestre deste ano, que foi 10% superior frente ao de igual período de 2008, é atribuído ao aumento do consumo das classes D e E. Levantamento da LatinPanel apontou a que nos seis primeiros meses essas pessoas compravam 22 tipos de produtos, e agora passaram a comprar 27, enquanto as da classe C subiram um item, totalizando 33. Já a cesta dos integrantes das classes A e B manteve-se estável em 34 produtos no período.

 

De acordo com Patrícia Menezes, gerente de Marketing e Comunicação da empresa de pesquisa, os itens que integraram a nova cesta de compras são consumidos em pelo menos 70% das casas dos brasileiros. "Isso é reflexo dos programas de incentivo do governo federal, como o Bolsa Família, que estão enchendo a despensa e a geladeira das famílias."

 

A cada ida ao supermercado, os clientes das classes D e E desembolsaram R$ 10,04, valor que no primeiro semestre de 2008 atingia R$ 9,34. Além disso, o número de idas ao ponto-de-venda subiu de 13 vezes ao mês para 15, nos seis meses de 2009, sendo que o tíquete médio acompanhou esta evolução, crescendo de R$ 11,55 para R$ 12,45.

 

Expansão

 

A bandeira de hard discount TodoDia é um dos focos de expansão do Walmart no País este ano, tanto que no próximo mês chegará ao Estado do Rio Grande do Sul. Composta por 53 estabelecimentos, a marca da varejista norte-americana registrou avanço de dois dígitos nas vendas do primeiro semestre, ante o mesmo período do ano passado.

 

"O potencial de compra do nosso público está crescendo muito rápido. Ao inaugurar unidades na Região Sul, mostra que esta é uma operação nacional, e para isso é preciso ver que os clientes das classes C, D e E têm uma cesta de consumo diferente", pontuou Demétrio Magnani, vice-presidente de Operações do Todo Dia. Para obter melhor desempenho, opta por trabalhar com produtos regionalizados.

 

Ele conta que a rede passou a encomendar maior volume de cereais, óleo, mistura para bolos e sucos, pois o acesso a novas categorias é bastante intenso, forçando o aumento do espaço desses itens nas gôndolas.

 

Além disso, esses consumidores estão gastando mais com artigos de higiene e limpeza, categoria que cresce no ritmo de dois dígitos. "Eles [os consumidores] se permitem pequenas indulgências, como comprar mais cosméticos e perfumes", finaliza Patrícia, da LatinPanel.

 

Veículo: DCI


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