Vendas aquecem e começam a faltar TVs de LCD

Leia em 1min 30s

Corte na produção da indústria por causa da crise reduziu a oferta nas lojas paulistanas

 

Em novembro do ano passado, quando as vendas de televisores despencaram por causa da crise de crédito, ninguém imaginava, nem indústrias nem lojistas, que nove meses depois faltariam TVs no mercado. Hoje varejo e fabricantes admitem que não há disponibilidade de todos os modelos de LCD, tela de cristal líquido na sigla em inglês. Os modelos em falta são das TVs de 32 e 42 polegadas, as mais procuradas.

 

“O mercado está melhor do que todos imaginavam e está faltando produto”, afirma o vice-presidente de Produtos de Consumo e Estilo de Vida da Philips do Brasil, Paulo Ferraz. No caso da sua empresa, 20% da grade de modelos está em falta porque não há oferta de painéis de LCD suficiente para atender à demanda. A escassez desse componente fabricado nos países asiáticos se agravou em julho e a oferta deve ser normalizar a partir de outubro. Hoje é preciso entrar na lista de espera para comprá-lo nas fábricas da Coreia e do Japão.

 

Já a coreana Samsung, que produz os próprios painéis de LCD no seu país de origem, nega que o produto esteja em falta. “Pode ser algo pontual. Esse problema não nos afetou tanto”, afirma o vice-presidente de Novos Negócios da Samsung do Brasil, Benjamin Sicsú.

 

Ferraz diz que os fabricantes viraram o ano com estoques altos e, por isso, reduziram a produção. “Naquela época ninguém tinha condição de fazer planejamento porque o mundo estava acabando.” Como não acabou e o governo chinês deu incentivos para o consumo de TVs, rapidamente caiu a disponibilidade de painéis de LCD.

 

Veículo: Jornal da Tarde - SP


Veja também

Comércio faz estoque à espera da volta do IPI

Redes ampliam em até 30% compras de artigos da linha branca   O varejo de eletrodomésticos já...

Veja mais
Disputa sobre suco será bloqueada

Para adiar processo, americanos devem rejeitar acusação do Brasil sobre uso de antidumping   Os Est...

Veja mais
Comércio faz estoque com a volta do IPI

Redes ampliam em até 25% compras de artigos da linha branca à espera do imposto integral   O varejo...

Veja mais
Vendas diretas crescem 18% no semestre

Mesmo com a crise, as vendas diretas se mantiveram aquecidas no Brasil. No primeiro semestre deste ano, o setor moviment...

Veja mais
Casino encolhe hipermercado, amplia grife própria e vende € 1 bi em ativos

Supermercados: Estratégia faz parte do plano para combater receita em queda e lucro estável   Jean-...

Veja mais
L'Oréal resolve ficar mais acessível para combater declínio das vendas

A L'Oréal perdeu o brilho. As mulheres estão comprando menos dos caros perfumes e cremes da empresa, o que...

Veja mais
Ministérios querem manter isenção fiscal para PCs

Acaba em dezembro dispositivo que eliminou PIS e Cofins   Os benefícios fiscais da chamada "Lei do Bem", q...

Veja mais
Grupo francês esperava queda no Brasil

"Prevíamos que a crise pudesse provocar uma queda em nosso faturamento no Brasil, mas isso não ocorreu. Re...

Veja mais
Loja nova do Ponto Frio

O Ponto Frio, rede adquirida pelo Grupo Pão de Açúcar em junho, inaugura hoje a primeira loja em Vo...

Veja mais