O Grupo Pão de Açúcar recebeu R$ 550 milhões do Itaú Unibanco para encerrar a exclusividade das duas companhias em operações de serviços financeiros na rede varejista, como a concessão de crédito aos clientes. Com a fusão entre os bancos Itaú e Unibanco no ano passado, a manutenção do acordo gerou um conflito de interesses. Enquanto o Itaú tinha exclusividade com o Pão de Açúcar, através da Financeira Itaú CBD (FIC), o Unibanco já operava acordos semelhantes com outras redes de varejo, como o Magazine Luiza, Walmart e Lojas Americanas. O Unibanco também tem parceria com o Ponto Frio, porém a rede foi comprada em junho pelo Grupo Pão de Açúcar.
Entretanto, ao contrário do Itaú Unibanco, a FIC continuará operando exclusivamente com o Pão de Açúcar. A vigência do acordo entre as companhias foi ampliada por mais cinco anos, que agora seguirá até 28 de agosto de 2029. O Itaú Unibanco pagou mais R$ 50 milhões ao Pão de Açúcar para estender esse acordo. A participação da FIC no total da vendas da varejista encerrou junho em 13,8%, com uma carteira de 5,8 milhões de clientes.
A nova regra vale para todas as operações do grupo: supermercados, hipermercados, lojas de conveniência, lojas para comercialização de eletroeletrônicos, lojas de "atacarejo" (modelo que mistura atacado e varejo), postos de combustível, drogarias e vendas por meio da internet. O Grupo Pão de Açúcar tornou-se a maior rede de varejo do País ao atingir 1055 lojas após adquirir as operações do Ponto Frio.
Segundo fato relevante encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o acordo produzirá efeito imediato nos resultados das duas companhias.
Veículo: DCI