700 famílias e um objetivo: a produção de orgânicos

Leia em 2min 10s

Na 'Família Orgânica', com sede em Itatiba (SP), há mais de 400 itens, vendidos para várias regiões


 
Um maço de almeirão. Esta foi a primeira hortaliça cultivada organicamente vendida para um colega do antigo trabalho. Era julho de 2006, quando a intenção do educador Dercilio Aristeu Pupin, de Itatiba (SP), era iniciar uma pequena produção de legumes e verduras para atender à própria família e, quem sabe, vender o excedente para pessoas interessadas em alimentos cultivados sem adubo químico e agrotóxicos.

 

Hoje sua clientela espalha-se por várias cidades do interior, fiel consumidora não somente de maços de almeirão, mas de mais de 400 itens, como vários tipos de legumes, grãos, folhas, raízes, farinha, ovos, leite, frutas, ervas aromáticas e queijo. Tudo cultivado organicamente e certificado pelo IBD. Até perfumes, produtos de higiene doméstica e pessoal, além de extratos florais e bucha vegetal incorporam o leque de opções.

 

PARCERIAS

 

Só que Pupin já não produz tudo isso sozinho. Atualmente, 700 famílias, a maioria da região de Campinas, participam da "Família Orgânica", a marca pela qual os produtos são distribuídos. "A palavra-chave é parceria", diz Pupin. "Temos um produtor de grãos em uma localidade distante, outro que produz leite aqui perto, um terceiro que planta uma cultura diferente e assim vai."

 

As vendas começaram pelo sistema delivery. A entrega de porta em porta, ainda bastante usada pelo grupo, é uma das formas de comercialização. Pupin cuida da logística de pegar os pedidos, organizar as entregas e coordenar a administração do tempo em que o alimento é tirado do campo até o consumidor final. Quase tudo é feito pela internet, da lista disponível de produtos até os pedidos e pagamentos. A sede da Família Orgânica é na Fazenda Pereiras, em Itatiba.

 

O engenheiro agrônomo Matias Weier Vargas é um dos proprietários da Fazenda Pereiras e um dos produtores-parceiros. Ele cultiva 10 hectares de um total de 170 hectares disponíveis na fazenda, que são utilizados pelos irmãos para outras atividades agrícolas, como criação de gado e plantio de café. Entre as opções de legumes e hortaliças orgânicos estão ervilha torta, brócolis, alface, agrião d?água, couve manteiga, repolho, abobrinhas menina e italiana, além de banana, morangos e ervas aromáticas e medicinais, como erva-cidreira, camomila, orégano e hortelã, entre outras. O volume e o tipo de produto vendido pela Família Orgânica depende do resultado de cada planta e da estação do ano. Por semana, Vargas diz que são vendidas 2 toneladas, sendo 300 quilos por delivery. "E temos espaço para crescer mais", diz Vargas.

 

Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Superminas deve superar todos os recordes

Evento, que acontece entre os dias 20 e 22 de outubro, reflete o crescimento do setor em Minas.   A Convenç...

Veja mais
Cosméticos orgânicos avançam com certificação

Pequenas empresas do setor investem em produtos com selos ambientais e crescem no mercado interno   As pequenas e...

Veja mais
Johnson reduz emissão de CO2 na fábrica de São José

A substituição da matriz energética das caldeiras, que antes utilizava óleo pesado e agora o...

Veja mais
Pão Açúcar ganha mais fôlego para fazer aquisições

Os R$ 600 milhões pagos nesta semana pelo Itaú Unibanco ao Grupo Pão de Açúcar vai re...

Veja mais
Indústria busca lucro maior na padaria

José Carlos Fernandes dos Santos, de 48 anos, está no ramo de padarias há 24 anos e nunca viu grand...

Veja mais
Brasil recebe apoio em ação sobre laranja

O Brasil recebeu apoio de outros países ontem quando submeteu o pedido de instalação de um "painel"...

Veja mais
Laticínios Renner faz aporte em fábrica no RS

A Relat-Laticínios Renner vai investir R$ 31,53 milhões em uma unidade para secagem de soro de leite em Es...

Veja mais
Importados tomam conta da prateleira no Dia da Criança

As redes de varejo que comercializam brinquedos ampliaram seus estoques e volume de produtos importados, esperando cresc...

Veja mais
Lucro da beleza em alta em 2009

O mercado brasileiro de cosméticos e higiene pessoal passou praticamente incólume pela crise financeira e ...

Veja mais