Venda de brinquedo vai crescer 11%, diz Abrinq

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Os fabricantes de brinquedos estão otimistas para o segundo semestre. A expectativa da Abrinq (associação dos fabricantes) é que as vendas para o Dia da Criança e para o Natal sejam 11% maiores neste ano do que no ano passado. Em 2008, o crescimento das vendas no período foi de 6%.

 

Segundo o presidente da Abrinq, Synésio Batista da Costa, o Dia da Criança responde por 35% das vendas de brinquedos no ano. E o Natal, outros 30%. "Um crescimento desses nessa época do ano traz um cenário maravilhoso. A crise é um assunto encerrado neste setor", afirma Costa.

 

A recuperação da economia em geral, especialmente do varejo, é o principal motivo para o otimismo do setor. O dólar alto no primeiro semestre foi outro ponto a favor dos fabricantes de brinquedos nacionais.
"No momento em que os varejistas fizeram os pedidos de brinquedos para a indústria o câmbio não estava favorável à importação", diz Costa.

 

Para alavancar as vendas neste ano, os fabricantes de brinquedos apostaram nos lançamentos. A expectativa da Abrinq é que cheguem ao mercado brasileiro 600 modelos novos neste ano.
"As lojas estão entupidas de novidades. E as marcas vão disparar anúncios na televisão para atrair as crianças", diz Costa.

 

A fabricante de brinquedos Estrela, por exemplo, vai colocar 180 novos produtos no mercado brasileiro neste ano.
O presidente da Estrela, Carlos Tilkian, não quis arriscar uma projeção de vendas, mas afirmou que a expectativa da Abrinq, de crescimento de 11%, é "completamente factível".
A empresa passou a praticar uma política comercial mais agressiva durante a crise e conseguiu expansão de 20% na receita do primeiro semestre.

 

O bom desempenho estimulou a empresa a investir na construção de sua terceira fábrica no Brasil, em Sergipe. A previsão é que a unidade entre em operação em 2010.

 

Veículo: Folha de S.Paulo


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