Com oferta de tecnologia e de serviços para administração, Smart começa operando 67 lojasSessenta e sete mercados do Rio Grande do Sul passaram por uma transformação ontem. Em ação conjunta de lançamento da Rede Smart no Estado, os estabelecimentos inauguraram nova identidade visual e começaram a operar sob a mesma bandeira.
A adesão dos mercados à maior rede de supermercados do país, com 1.253 lojas em 18 Estados e no Distrito Federal, não muda o nome dos estabelecimentos, mas indica que as lojas passam a usar assessoria e serviços bancários e tecnológicos da Smart. Criada há nove anos, a rede é uma marca vinculada ao Sistema Integrado Martins, o maior atacadista do Brasil, que tem receita anual de R$ 4 bilhões e 5,5 mil funcionários.
Os novos filiados não assumem compromisso de realizar compras com o gigante atacadista, com sede em Minas Gerais, explica José Nilson Ferreira, gerente de relacionamento da Região Centro Sul da Rede Smart. Para o lojista, a vantagem está em utilizar os serviços que auxiliam a administração dos mercados e o sistema bancário vinculado à rede.
Além disso, os integrantes da rede fazem ações de marketing em conjunto, imprimindo encartes comerciais, por exemplo. Segundo Ferreira, o pacote interessa, em geral, a pequenos mercados do Interior e de regiões da periferia. Em geral, as lojas têm entre 400 e 600 metros quadrados de área de venda e entre quatro e 10 caixas.
– Não há nenhuma obrigação de comprar com o atacado Martins. A Smart opera como uma grande rede de supermercados – explica o executivo.
Para integrar o sistema, os mercados desembolsam entre R$ 8 mil e R$ 10 mil no início, além de cerca de R$ 1,5 mil mensais, o que inclui uma visita por mês de especialistas que ajudam o lojista no negócio. O modelo não é uma franquia, e o empreendedor continua sendo dono do negócio, com liberdade para tomar decisões.
Para Ildemar Bressan, que tem três mercados em Caxias do Sul e outro em Vale Real com dois sócios, a possibilidade de investir em propaganda, como fazem as grandes redes, é o principal diferencial da parceria. Bressan, que está construindo outras duas lojas, também destacou a assessoria, recurso muitas vezes distante.
– Eles têm uma preocupação muito grande em fazer a gente vender – disse o empreendedor.
Ontem, a Rede Smart também chegou ao Paraná, com 46 mercados. A rede já estava presente em Santa Catarina.
O tamanho
NO PAÍS
- 18 Estados e o Distrito Federal têm lojas da rede
- 812 cidades contam com lojas integradas à rede
- 1.253 lojas são filiadas no país
NO RS
- 67 lojas passaram a fazer parte da rede ontem
- 42 municípios gaúchos são abrangidos
Veículo: Zero Hora - RS