Nova rede de supermercados dá largada no RS

Leia em 2min 30s

Com oferta de tecnologia e de serviços para administração, Smart começa operando 67 lojasSessenta e sete mercados do Rio Grande do Sul passaram por uma transformação ontem. Em ação conjunta de lançamento da Rede Smart no Estado, os estabelecimentos inauguraram nova identidade visual e começaram a operar sob a mesma bandeira.

 

A adesão dos mercados à maior rede de supermercados do país, com 1.253 lojas em 18 Estados e no Distrito Federal, não muda o nome dos estabelecimentos, mas indica que as lojas passam a usar assessoria e serviços bancários e tecnológicos da Smart. Criada há nove anos, a rede é uma marca vinculada ao Sistema Integrado Martins, o maior atacadista do Brasil, que tem receita anual de R$ 4 bilhões e 5,5 mil funcionários.

 

Os novos filiados não assumem compromisso de realizar compras com o gigante atacadista, com sede em Minas Gerais, explica José Nilson Ferreira, gerente de relacionamento da Região Centro Sul da Rede Smart. Para o lojista, a vantagem está em utilizar os serviços que auxiliam a administração dos mercados e o sistema bancário vinculado à rede.

 

Além disso, os integrantes da rede fazem ações de marketing em conjunto, imprimindo encartes comerciais, por exemplo. Segundo Ferreira, o pacote interessa, em geral, a pequenos mercados do Interior e de regiões da periferia. Em geral, as lojas têm entre 400 e 600 metros quadrados de área de venda e entre quatro e 10 caixas.
– Não há nenhuma obrigação de comprar com o atacado Martins. A Smart opera como uma grande rede de supermercados – explica o executivo.

 

Para integrar o sistema, os mercados desembolsam entre R$ 8 mil e R$ 10 mil no início, além de cerca de R$ 1,5 mil mensais, o que inclui uma visita por mês de especialistas que ajudam o lojista no negócio. O modelo não é uma franquia, e o empreendedor continua sendo dono do negócio, com liberdade para tomar decisões.

 

Para Ildemar Bressan, que tem três mercados em Caxias do Sul e outro em Vale Real com dois sócios, a possibilidade de investir em propaganda, como fazem as grandes redes, é o principal diferencial da parceria. Bressan, que está construindo outras duas lojas, também destacou a assessoria, recurso muitas vezes distante.
– Eles têm uma preocupação muito grande em fazer a gente vender – disse o empreendedor.

 

Ontem, a Rede Smart também chegou ao Paraná, com 46 mercados. A rede já estava presente em Santa Catarina.

 

O tamanho

 

NO PAÍS
- 18 Estados e o Distrito Federal têm lojas da rede
- 812 cidades contam com lojas integradas à rede
- 1.253 lojas são filiadas no país
NO RS
- 67 lojas passaram a fazer parte da rede ontem
- 42 municípios gaúchos são abrangidos

 

Veículo: Zero Hora - RS


Veja também

ALE e Wal-Mart lançam site de vendas de eletrônicos

A ALE, quarta maior distribuidora de combustíveis do País em número de postos, e o Wal-Mart Brasil,...

Veja mais
Transporte de cargas tem redução de 30%

Estudo da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) mostro...

Veja mais
C&A, Fototica e Walmart inovam para fisgar clientes

Fugir de ações pontuais, como preços competitivos, e apostar em ferramentas de marketing que envolv...

Veja mais
Acordo com Itaú amplia receita do Pão de Açúcar em R$ 50 mi por ano

O Grupo Pão de Açúcar prevê que a renegociação do acordo com o banco Itaú...

Veja mais
Celulose pode ter mais dois aumentos de preço neste ano

Mesmo com os preços em alta desde abril, a tendência do mercado é de implementar mais um ou dois aum...

Veja mais
Supermercados subiram acima da inflação, diz Pro Teste

Pernambuco e Paraná têm melhores preços médios para a Cesta básica e Brasília c...

Veja mais
Walmart abre lojas no Estado até o fim do ano

As inaugurações das seis novas lojas da gigante mundial do varejo Wal-Mart em Santa Catarina ficaram conce...

Veja mais
Produtos agrícolas encarecem cesta básica da Classe Média Capixaba

A cesta básica da classe média está mais cara R$ 2,90. Mas não é este valor que assus...

Veja mais
Venda de brinquedo vai crescer 11%, diz Abrinq

Os fabricantes de brinquedos estão otimistas para o segundo semestre. A expectativa da Abrinq (associaç&at...

Veja mais