A ALE, quarta maior distribuidora de combustíveis do País em número de postos, e o Wal-Mart Brasil, franquia local da maior rede de varejo do mundo, fecharam acordo de integração comercial, que cria site de e-commerce voltado para a venda de eletroeletrônicos, eletroportáteis e equipamentos de informática. O site, chamado ALECompras, será operado pela Wal-Mart, que num segundo momento vai oferecer seus produtos para venda nos 1,7 mil postos da varejista de combustível, por meio de catálogo.
Haverá a possibilidade de o cliente escolher o produto e finalizar a compra no próprio posto. O processo de envio da mercadoria será igual ao utilizado pelo site. O objetivo do projeto é ampliar a gama de serviços prestados pela ALE e aumentar os canais de venda da Wal-Mart. Os valores da negociação não foram divulgados pelas companhias.
Para o vice-presidente da ALE, Jucelino Sousa, a união é inovadora. "Associar o segmento de combustíveis à maior rede de varejo do mundo é uma ideia ousada. A estratégia beneficia a todos, tanto o Wal-Mart, que pela primeira vez conecta sua loja virtual a espaços físicos, quanto à ALE, que conquistará maior clientela. Além dos consumidores, que terão mais um serviço no posto", disse.
Segundo o vice-presidente de e-commerce do Wal-Mart Brasil, Carlos Fernandes, a vantagem da parceria está na possibilidade de levar o site a locais físicos. "O walmart.com.br já faz entregas em todos os locais do País, mesmo onde não temos lojas físicas. Estar nos postos é uma grande inovação na nossa estratégia de negócio", afirmou Fernandes
Atualmente, o Wal-Mart Brasil tem mais de 360 lojas físicas e inaugurou seu site de comércio eletrônico em outubro de 2008. Segundo Fernandes, com o ALECompras, a rede vai ao encontro das necessidade dos consumidores. "A convergência de canais é uma tendência mundial. Oferecer ao público a chance de comprar pelo meio virtual ou físico é uma estratégia vantajosa", disse. Para 2009, o plano de expansão da rede Wal-Mart prevê investimentos no Brasil no valor de R$1,6 bilhão, com a abertura de 90 lojas.
A ALE, com rede de cerca de 1,7 mil postos em 22 estados brasileiros, fechou 2008 com faturamento de R$ 6,2 bilhões e, neste ano, deve alcançar R$ 7,7 bilhões neste ano. Por mês, a empresa, que gera 12 mil empregos diretos e indiretos, comercializa e distribui 300 milhões de litros de combustíveis a 5 mil clientes.
Em 2008, a ALE adquiriu os 327 postos da multinacional Repsol no Brasil e concluiu a aquisição da distribuidora catarinense Polipetro, com 130 postos nos estados de Santa Catarina e Paraná. Esses negócios aceleram os planos da companhia de atingir, em 2012, faturamento de R$ 8,1 bilhões e uma rede com 2.500 postos.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ