TAM fecha acordo com Walmart e Ipiranga

Leia em 2min 20s

A varejista Walmart e a rede de postos Ipiranga fecharam acordo para fazer parte do Multiplus Fidelidade, uma rede de programas de fidelização de clientes criada em junho deste ano pela companhia aérea TAM.

 

A chamada "coalizão" dos programas, que premiam os clientes com pontos trocáveis por produtos e serviços, vai ajudar a elevar a fidelidade dos consumidores e as vendas a "custos vantajosos para as empresas", diz Líbano Barroso, vice-presidente de finanças da TAM. Outra vantagem, segundo o executivo, é a possibilidade de cruzar dados dos consumidores e promover campanhas e vendas casadas.

 

Para os clientes que participam dos programas, será possível adquirir créditos nas três companhias e trocá-los também por itens das parceiras - vale-compras nos supermercados, produtos das lojas de conveniência dos postos e passagens aéreas, entre outros. "A maioria dos clientes não ganha tantos pontos nos programas isolados. A 'coalizão' torna os benefícios mais tangíveis para o consumidor", diz Barroso.

 

O sistema de obtenção e troca de pontos entre os programas estará ativo a partir de novembro. Juntos, os programas das empresas contabilizam quase 12 milhões de pessoas cadastradas - cerca de 6 milhões da TAM, 4,3 milhões do Walmart e 1,5 milhão da Ipiranga - sendo que a metade dessa base é ativa. O número não exclui clientes cadastrados em mais de um dos programas.

 

Dentro do Multiplus, Walmart e Ipiranga têm exclusividade em seus respectivos segmentos, por um prazo não divulgado. "Já temos negociações com empresas de outros setores. Estamos em busca de volume", diz David Barioni, presidente da TAM. O programa da empresa aérea foi inspirado no Aeroplan, criado pela Air Canada e que, mais tarde, tornou-se uma empresa independente e listada em bolsa. No Brasil, o modelo de coalizão foi inaugurado pela Dotz, mais voltada para compras on-line.

 

Segundo Marcelo Vienna, vice-presidente comercial do Walmart no Brasil, hoje o país é o único que tem programa de fidelidade dentre todos em que a multinacional americana atua. Chamado de Bomclube, o programa é uma herança da aquisição da rede Bompreço, em 2004, e pode ser usado em cinco bandeiras da varejista. "Vimos uma oportunidade de mantê-lo e hoje 80% das vendas do Bompreço no Nordeste são feitas por quem participa do programa", diz. Em 2010, o benefício será ampliado para a bandeira Walmart.

 

No caso da Ipiranga, o KM de Vantagens foi criado em março e pode alcançar 2,5 milhões de clientes até o fim do ano. Leocadio Antunes Filho, superintendente da empresa, explica que a estratégia é elevar a gama de serviços e benefícios dentro dos postos como forma de atrair clientes, já que abastecer o carro não costuma ser uma atividade prazerosa.
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Bonduelle confirma investimento em fábrica em Goiás

O grupo francês Bonduelle anunciou ontem, em evento paralelo ao encontro empresarial franco-brasileiro, investimen...

Veja mais
Lei em SP deixa mercado indefinido

Caminhão: Restrição à circulação de veículos pesados na capital paulist...

Veja mais
Cadbury rejeita oferta de US$ 17 bi, mas Kraft continua interessada

A rápida rejeição da britânica Cadbury PLC à surpreendente oferta de compra de 10,2 bi...

Veja mais
Center Norte planeja expansão "para dentro"

Um dos pioneiros em complexos multiúso de shopping centers no Brasil e um dos únicos empreendimentos do se...

Veja mais
Feira de frutas reúne empresas com rodada de negócios em SP

Começa amanhã, no Expo Center Norte, na zona norte da capital paulista, a Feira Internacional de Frutas e ...

Veja mais
Kraft faz oferta de 10,2 bilhões de libras para a britânica Cadbury

A gigante americana do setor alimentos Kraft Foods disse ontem que fez uma oferta de 10,2 bilhões de libras que f...

Veja mais
Beleza

Com investimento inicial de R$ 25 milhões, a marca Seda, da Unilever, inicia seu reposicionamento mundial, adotan...

Veja mais
Preço da cesta básica cai em nove capitais em agosto segundo Dieese

O valor médio da cesta básica apresentou recuo em agosto, na comparação com julho, em nove d...

Veja mais
Philips chama de volta 620 funcionários

A fabricante de produtos eletroeletrônicos Philips está chamando de volta ao trabalho os 620 funcioná...

Veja mais