A varejista Walmart e a rede de postos Ipiranga fecharam acordo para fazer parte do Multiplus Fidelidade, uma rede de programas de fidelização de clientes criada em junho deste ano pela companhia aérea TAM.
A chamada "coalizão" dos programas, que premiam os clientes com pontos trocáveis por produtos e serviços, vai ajudar a elevar a fidelidade dos consumidores e as vendas a "custos vantajosos para as empresas", diz Líbano Barroso, vice-presidente de finanças da TAM. Outra vantagem, segundo o executivo, é a possibilidade de cruzar dados dos consumidores e promover campanhas e vendas casadas.
Para os clientes que participam dos programas, será possível adquirir créditos nas três companhias e trocá-los também por itens das parceiras - vale-compras nos supermercados, produtos das lojas de conveniência dos postos e passagens aéreas, entre outros. "A maioria dos clientes não ganha tantos pontos nos programas isolados. A 'coalizão' torna os benefícios mais tangíveis para o consumidor", diz Barroso.
O sistema de obtenção e troca de pontos entre os programas estará ativo a partir de novembro. Juntos, os programas das empresas contabilizam quase 12 milhões de pessoas cadastradas - cerca de 6 milhões da TAM, 4,3 milhões do Walmart e 1,5 milhão da Ipiranga - sendo que a metade dessa base é ativa. O número não exclui clientes cadastrados em mais de um dos programas.
Dentro do Multiplus, Walmart e Ipiranga têm exclusividade em seus respectivos segmentos, por um prazo não divulgado. "Já temos negociações com empresas de outros setores. Estamos em busca de volume", diz David Barioni, presidente da TAM. O programa da empresa aérea foi inspirado no Aeroplan, criado pela Air Canada e que, mais tarde, tornou-se uma empresa independente e listada em bolsa. No Brasil, o modelo de coalizão foi inaugurado pela Dotz, mais voltada para compras on-line.
Segundo Marcelo Vienna, vice-presidente comercial do Walmart no Brasil, hoje o país é o único que tem programa de fidelidade dentre todos em que a multinacional americana atua. Chamado de Bomclube, o programa é uma herança da aquisição da rede Bompreço, em 2004, e pode ser usado em cinco bandeiras da varejista. "Vimos uma oportunidade de mantê-lo e hoje 80% das vendas do Bompreço no Nordeste são feitas por quem participa do programa", diz. Em 2010, o benefício será ampliado para a bandeira Walmart.
No caso da Ipiranga, o KM de Vantagens foi criado em março e pode alcançar 2,5 milhões de clientes até o fim do ano. Leocadio Antunes Filho, superintendente da empresa, explica que a estratégia é elevar a gama de serviços e benefícios dentro dos postos como forma de atrair clientes, já que abastecer o carro não costuma ser uma atividade prazerosa.
Veículo: Valor Econômico