Na fusão anunciada anteontem entre a JBS S/A e a Bertin S/A, marcas como Vigor, Leco, Danúbio e Faixa Azul passaram para o controle do frigorífico dono da Friboi e da Swift (veja gráfico ao lado). A divisão de higiene e beleza do Grupo Bertin - que inclui linhas como Neutrox, Francis e os cremes de tratamento Karina - não foi incluída na transação. E fontes do mercado de cosméticos e cuidados pessoais dizem que a unidade está à venda há pelo menos dois meses.
"A fábrica da Bertin, em Lins, no interior de São Paulo, que produz tanto a linha de produtos de limpeza como a de cuidados pés, fica agora com a JBS", diz Rogério D'Alcântara Peres, presidente da Flora Higiene e Limpeza, empresa do Grupo JBS, dona de marcas como Minuano e Albany. A planta, segundo o executivo, tem 6 mil funcionários e continuará fabricando, por meio de terceirização, toda a linha de produtos de higiene pessoal do Grupo Bertin.
As marcas de sabão em pó e detergentes BioBriz (antigo Brisa) e Lavarte, agora sob comando da JBS, também continuam sendo produzidas em Lins, segundo Peres. "Ainda é cedo para dizer se essas marcas virão para a Flora. O negócio ainda precisa ser oficializado pelas autoridades antitruste para que as sinergias aconteçam", explica ele.
A aposta do mercado é que a Flora irá assumir as duas marcas e as incorpore como Minuano, uma vez que o posicionamento de preço das três é parecido. Fontes do varejo dizem que BioBriz e Lavarte têm juntos cerca de 5% do mercado em volume. Parece pouco. Mas é preciso lembrar que só as vendas de sabão em pó, por exemplo, movimentam mais de R$ 3 bilhões ao ano no país.
O Grupo Bertin estaria interessado em vender toda sua linha de higiene pessoal, uma vez que, depois do negócio com a JBS, essa seria sua única operação no varejo. Os outros negócios do grupo são empresas de transporte, biodiesel, energia, todas voltadas para o setor de transformação e não para o consumidor final. O Grupo Bertin, entretanto, não comentou essa possibilidade.
No negócio com a JBS, passaram para o controle da empresa toda a linha de lácteos da Bertin e também a de produtos de limpeza doméstica (além de unidades de negócios industriais, como uma fábrica de latas, outra produtora de couro e uma de colágeno). Diferente da Bertin S/A, o grupo é uma empresa fechada, sem ações negociadas em bolsa. O Bertin também mantém uma participação de 50% na Unisoap, fabricante dos sabonetes Francis, marca fundada pela tradicional família Matarazzo
Veículo: Valor Econômico