Supermercado médio se expande no Interior

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Wilian Miron

 

SÃO PAULO - Para barrar o avanço de grandes redes como Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart no interior paulista, considerado hoje a segunda maior economia do País, os empresários de médias e pequenas redes do setor têm, além de investir em modernização e na fidelização dos clientes, de desenhar uma expansão geográfica para brigar pelos consumidores. A tendência, de acordo com especialistas, é de que essa disputa seja ainda mais acirrada ano que vem, no interior do estado.

 

De olho nisso, a 19ª rede no ranking do setor, o Grupo Savenago, abrirá unidades até o ano que vem nas cidades de Matão, Araraquara, Sertãozinho, Ribeirão Preto e Bebedouro, regiões com forte apelo no agronegócio e que desenham, com o crescimento econômico, aumento do poder aquisitivo da população.

 

Gigante do interior de São Paulo, o grupo Savenago vê R$ 50 milhões na abertura de cinco novas lojas, além de um Centro de Distribuição (CD) e ampliação de duas unidades. Parte dos investimentos foi captada junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A intenção é crescer para fazer frente à expansão das grandes empresas do setor e consolidar-se entre as 15 maiores redes do País.

 

Segundo o superintendente do Grupo, Sebastião Edson Savenago, os investimentos são importantes para ampliar o poder de competitividade durante a expansão da concorrência. "É forma de melhorar o nosso poder de competição, de mídia e de negociação junto aos fornecedores." Mês passado, o grupo investiu R$ 10 milhões na construção e um centro de distribuição, para dar suporte logístico aos novos negócios. "Nosso objetivo é melhorar a rede para fazer frente à concorrência. Hoje temos uma competição regional. E, regionalmente, competimos mano a mano. E com o fortalecimento vamos nos posicionar melhor ainda", diz.

 

Cooperativa

 

Outra marca que também anunciou planos de avançar com suas unidades no interior paulista é a Cooperativa de Consumo (Coop), que figura no 11º lugar do ranking do setor. A empresa, que aplicou recentemente R$ 14 milhões no aumento de 33% seu CD em Santo André, afirma ainda que investirá em torno de R$ 20 milhões na abertura de mais três lojas este ano, nas cidades de Mauá, São José dos Campos e Santo André. Outras duas unidades já foram abertas no primeiro semestre, reforçando sua presença também no interior do estado.

 

Em 2008 o fornecimento bruto da Coop foi de R$ 1,2 bilhão, ou seja, crescimento nominal de 9,27% em relação ao ano anterior, e teve sobras líquidas (lucro nas sociedades mercantis) no valor de R$ 8,1 milhões. A Coop detém 24% de market share na região do ABC, conforme a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

 

De acordo com o economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo, o interesse das grandes redes de abrir lojas em cidades do interior é natural, por causa do crescimento do poder aquisitivo da população nessas regiões. "É normal que as grandes redes se expandam, começando pelas cidades maiores e atingindo também as cidades médias. O interior é o 2º maior mercado do Brasil", afirma. Para ele, as empresas menores têm de investir mais na fidelização dos clientes, para fazer frente à concorrência.

 

Concorrência com líderes como Pão de Açúcar e Carrefour empurra médias redes como Coop e Savegnago a buscar expansão em cidades com melhor desempenho econômico.

 

Veículo: DCI


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