Nestlé lança edição histórica de latas de leite moça

Leia em 3min

Empresa reedita em sua lata atual cinco rótulos mais marcantes do leite condensado mais vendido do Brasil.

 

A Nestlé apresenta uma Edição Histórica do primeiro produto a ser fabricado pela empresa no Brasil, o leite condensado que mais tarde ficaria conhecido como Leite Moça. A cada segundo são comercializadas sete latas do leite condensado da Nestlé. Presente no mercado brasileiro desde 1890, quando começou a ser importado, a empresa resgata cinco embalagens históricas – 1937, 1946, 1957, 1970 e 1983 – que serão comercializadas até o final do ano.

 

As cinco embalagens da Edição Histórica chegam com a mesma medida da lata tradicional, 395 gramas, mesmo preço e podem ser adquiridas nos pontos-de-venda de todo o país a partir deste mês.

 

E para divulgar a linha Leite Moça – marca referência da categoria e líder no segmento de condensados, de acordo com dados da Nielsen – a Nestlé reforça a campanha “Escolha Ser Feliz de Verdade”, desenvolvida pela agência McCann e que contempla materiais de divulgação para os pontos-de-venda de todo o país.

 

A História do Leite Condensado no Brasil - Os primeiros carregamentos de leite condensado chegaram ao Brasil no final do século XIX. Inicialmente usado apenas como bebida (reconstituído com água), o leite condensado podia ser armazenado por um longo tempo – característica fundamental em períodos de escassez de leite.

 

Tempos depois, após campanhas de reposicionamento do produto, o leite condensado chegou à cozinha como ingrediente para o preparo de doces. O alimento ganhou então uma força extraordinária entre as donas de casa e se transformou em presença indispensável nos lares brasileiros. Em 1921, com a construção de sua primeira unidade industrial em Araras, no interior paulista, a Nestlé parou de importar e começou a fabricar no Brasil o leite condensado, mais tarde conhecido como Leite Moça.

 

A qualidade e a versatilidade do produto geraram desde seu lançamento uma forte relação de fidelidade entre a Nestlé e a dona de casa. Por isso em pouco tempo o Brasil se converteu no maior mercado mundial de leite condensado açucarado, posição que mantém até hoje.

 

A História da Marca - A jovem de trajes típicos que aparece no rótulo da embalagem é uma camponesa do século XIX. Naquela época, o leite condensado mais popular da Suíça tinha a marca La Laitière, que significa ‘vendedora de leite’. Quando esse leite foi exportado para outros países procurou-se um nome equivalente na língua de cada região, sempre associado à figura da camponesa típica, com seus baldes de leite. Em espanhol, por exemplo, foi adotada a marca La Lechera.

 

No Brasil, quando o produto começou a ser importado (1890), adotou-se inicialmente – por falta de um equivalente adequado em português – o nome inglês Milkmaid, adaptação de La Laitière. Mas as pessoas tinham dificuldade para pronunciar esse nome e passaram a chamar o produto de ‘esse leite da moça’, referindo-se à ilustração da camponesa. A tradicional marca Leite Moça surgiu na década de 30, alguns anos depois do início da produção de leite condensado no País, que data de 1921. A empresa optou pela solução lógica de utilizar uma designação criada espontaneamente pelos consumidores e, desde então, o nome oficial do produto no Brasil seria Leite Moça.

 


Veículo: Revista Fator Brasil


Veja também

Líder em molho de soja, Sakura estuda vender petiscos e bebidas

Nos anos 70, quando os vidrinhos de molho de soja, ou shoyu, eram desconhecidos dos restaurantes brasileiros, a Sakura, ...

Veja mais
Leite de Rosas Spray e Creme ganham novas embalagens

A Leite de Rosas inova em design e aposta em novas embalagens para os seus desodorantes spray e creme. “O objetivo...

Veja mais
Imperatriz abre loja no Sul

A rede Imperatriz inaugura hoje, no Bairro Rio Tavares, sua nona loja em Florianópolis. A unidade tem 2 mil metro...

Veja mais
Procura por executivo aumenta

São Paulo // A procura por executivos da área comercial e de gestão na indústria, especialme...

Veja mais
Queda da oferta global pode gerar nova disparada do arroz

Os preços internacionais do arroz poderão voltar aos níveis recordes de 2008 com a perspectiva de q...

Veja mais
Produtor de leite da UE receberá 15 mil euros

A Comissão Europeia (órgão Executivo do bloco europeu) deu ontem autorização formal p...

Veja mais
Excesso de sal reprova macarrão instantâneo

Pesquisa feita pela Pro Teste revela que as dez principais marcas vendidas no País têm substâncias qu...

Veja mais
Leilão de trigo anima o setor e traz os investimentos de volta

O governo realiza hoje o primeiro e aguardado leilão de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) para o trigo....

Veja mais
Panetone

Estudo da Nielsen mostra que o Estado de SP concentra quase 60% das vendas em volume de panetone. No País, 20% do...

Veja mais