Marcas de fora do Estado ganham cada vez mais espaço nas gôndolas dos supermercados. O Carrinho Agas 2009, troféu da Associação Gaúcha de Supermercados, divulgado ontem, mostra que 44% dos escolhidos são fornecedores com sede em outras regiões ou multinacionais. No ano passado, 75% dos fornecedores tinham sede no território gaúcho. Apesar do crescimento dos grupos de fora, o presidente da Agas, Antonio Cesa Longo, considera que o esforço de empresas locais em assegurar espaço é reconhecido. Longo ressalta que o pequeno e o médio varejista exigem mesmo tratamento dispensado ao grande estabelecimento.
A entrega dos troféus será em 23 deste mês, em solenidade no Grêmio Náutico União. Além das 19 categorias de fornecedores, há ainda escolha de distribuidor do ano, anunciante da Revista Agas, expositor com melhor promoção na Expoagas (principal feira do setor no Estado) e gerente do ano. O presidente do grupo Marfrig, um dos maiores conglomerados do ramo de carnes no País e no mundo, Marcos Antonio Molina dos Santos, foi escolhido como empresário do ano, e Zildo de Marchi um dos precursores da indústria de laticínios gaúcha.
Gigantes como Nestlé, Perdigão (hoje Brasil Foods, com a união com a Sadia), Danone, Ambev Unilever, Isabela (Marfrig), Tang (Kraft Foods) e Kimberly-Clark Brasil venceram em seus segmentos. Entre os locais, estão Ritter, Cooperativa Piá, vinícola Salton, Banrisul, frigorífico Silva e CBS, além da Vonpar, com a Coca-Cola. A Nielsen Brasil coordena a seleção, que é feita com votação de 185 maiores supermercadistas, a partir de cinco concorrentes por segmento. Longo explica que os critérios para escolha abrangem atendimento, entrega de pedidos, ruptura e promoções. "Vale a relação entre fornecedor e o varejista", destaca. O presidente da Agas projetou ontem que o setor deve fechar 2009 com crescimento real do faturamento de 5%. "Para 2010, a receita deve avançar 5% a 8%. Os grandes motores são as classes C e D", arremata.
Veículo: Jornal do Commercio - RS