Boletim da repercussão geral divulgado pelo STF está com novo visual

Leia em 2min 30s

O material inclui agora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e link para o julgamento dos temas no Plenário Virtual.

 

Foi lançado o novo projeto visual do boletim “Repercussão Geral em Pauta”, disponível no site do Supremo Tribunal Federal (STF). Elaborada pelo Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep), a publicação agora está com uma apresentação mais moderna e que facilita a visualização das informações. A última atualização foi implantada no início da gestão do ministro Luiz Fux na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Para ele, a nova roupagem da publicação, que chegou à edição n. 200 neste mês, está alinhada a uma das metas da gestão, que é trazer mais transparência aos conteúdos e promover a divulgação ativa dos precedentes.

 

Uma das novidades é a inclusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) relacionados aos processos. Outra inovação é a introdução de elemento gráfico com link para o julgamento da ação no Plenário Virtual da repercussão geral, para que o usuário possa verificar a votação do tema.

 

De acordo com o supervisor do Nugep, Júlio Luz Sisson de Castro, a preocupação foi deixar o boletim mais dinâmico e agradável de ser consultado. “A intenção é que o boletim fique mais fácil de ler, com menos páginas, mas sem perder o conteúdo”, explicou.

 

O novo projeto gráfico segue a identidade gráfica das redes sociais do STF e também buscou melhorar a acessibilidade da página. Para o secretário-geral da Presidência, Pedro Felipe de Oliveira Santos, os elementos de visual law incorporados ao novo formato do boletim agregam uma visualização mais dinâmica e assertiva e permitem a compreensão direta dos julgamentos da Corte pelos demais órgãos da justiça e pela sociedade.

 

Informações disponíveis

 

Todas os dados sobre repercussão geral que estavam disponíveis antes da atualização foram mantidos: as teses aprovadas, os processos em julgamento, os acórdãos, as ações com trânsito em julgado, os temas cancelados, as notícias e a pauta, mas com uma nova visualização, com as informações colocadas de forma mais sistemática. Continuam separados os julgamentos de mérito e os de admissibilidade.

 

O boletim fica disponível no site e é distribuído interna e externamente. Todos que tiverem interesse em ter acesso ao material podem se cadastrar pelo sistema push para recebê-lo semanalmente, de forma automática, sempre às terças-feiras.

 

A publicação é direcionada principalmente aos Nugeps de tribunais e aos gabinetes dos ministros do Supremo para que saibam mais rapidamente o que aconteceu sobre a repercussão geral nas semanas anteriores. “O boletim é um instrumento consolidado. Já são 200 boletins. Portanto, há um grande histórico de funcionamento como informativo específico da repercussão geral”, apontou o supervisor do Nugep.

 

RP/EH

 

Fonte: STF – 25/04/2022


Veja também

Fundamentação pode suprir falta de indicação da alínea que autoriza interposição do recurso especial

Em julgamento de embargos de divergência, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabelece...

Veja mais
TRT-2 ALERTA SOBRE GOLPE QUE ENVOLVE ABERTURA DE PROCESSOS SEM ADVOGADO

Aqueles que ingressam com ações na Justiça do Trabalho devem ficar atentos a mais um tipo de golpe ...

Veja mais
Cidadão já pode assinar pelo celular documentos do poder público

Essa é uma das novas funcionalidades do aplicativo gov.br, além da barra de busca de serviços p&uac...

Veja mais
MP do Crédito quer alavancar R$ 23 bi em financiamentos

Programa de apoio a empresas é lançado pelo Ministério da Economia   Uma medida provis&oacut...

Veja mais
Prefeitura suspende a exigência do passaporte vacinal na cidade do Rio

Em decreto publicado no Diário Oficial desta terça-feira (26/4), o prefeito Eduardo Paes suspendeu a exig&...

Veja mais
Alteração no pagamento do plano de recuperação precisa passar pelos credores

O pedido de modificação da forma de pagamento prevista no plano de recuperação judicial orig...

Veja mais
Justiça do Trabalho constata acidente de trabalho por culpa exclusiva da vítima e absolve empregadora de pagar indenizações

Os julgadores da Nona Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais, por unanimidade, deram provimento ao recur...

Veja mais
TST extingue ação rescisória apresentada dois anos após trânsito em julgado

Por entender que já não existia o direito de ingressar com a ação, a Subseç&atil...

Veja mais
Governo publica portaria com o fim da emergência sanitária

Norma passa a valer em 30 dias   O Ministério da Saúde publicou ontem (22) portaria encer...

Veja mais