Alguns usuários voltaram a relatar o recebimento de e-mails falsos em nome do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.
As comunicações aparentam ser mensagens relativas ao Processo Judicial Eletrônico (PJe). Na verdade, o conteúdo visa infectar o computador do destinatário e obter informações confidenciais.
Nos casos de desconfiança da autenticidade, a recomendação é para que o usuário exclua o material imediatamente. Abaixo, segue o padrão dos e-mails legítimos:
O remetente é suporte-pje@trt2.jus.br;
A mensagem é enviada para o e-mail cadastrado no PJe;
A mensagem é alinhada à esquerda;
A saudação contém o nome da pessoa. Se tiver saudações genéricas, como "Prezado(a)" ou o endereço de e-mail, é e-mail falso;
Os nomes das partes são citados nas mensagens.
Além disso, nas mensagens enviadas pelo Regional, o assunto do e-mail é "Movimentação processual do processo PPPPPP-DD.AAAA.5.02.OOOO", sendo:
P = número do processo;
D = dígito verificador;
A = ano;
O = órgão de origem.
Outros golpes
Para fraudar pessoas de boa-fé, os estelionatários também emitem boletos e precatórios falsos com o logotipo do TRT-2. Nesse caso, o pretexto é que, se a vítima quitar o documento, terá direito a suposto valor retido nos autos (relembre neste texto).
Outras vezes, os golpistas se passam por advogados(as) ou representantes da Justiça e solicitam depósitos ou transferências para fazer a tal liberação ou até mesmo para repassar falso precatório oriundo do Plano Collor (saiba mais aqui e neste link).
Lembre-se de que o TRT-2 nunca exige adiantamentos para desbloquear quantias de processos. Por isso, não pague qualquer valor sem consultar seu(sua) advogado(a) ou a Secretaria da vara em que tramita o caso. Também é possível buscar informações na central telefônica Service Desk pelo número (11) 2898-3443.
Fonte: TRT 2ª Região – 12/12/2024